As notícias são boas. O desemprego em Portugal caiu pela primeira vez ao fim de seis trimestres de recessão e dez trimestres de desemprego crescente.
Os últimos dados do Eurostat que saíram em Julho, assumem que o desemprego em Portugal caiu para os 16,5%.
Uma situação frágil
Embora os dados sejam animadores, as primeiras reacções de Bruxelas assumem que não se deve entrar em euforia, uma vez que a situação ainda é bastante frágil.
As novas políticas de emprego e as oportunidades de trabalho sazonais, poderão estar na origem desta pequena queda dos números do desemprego em Portugal. No entanto, o mesmo se tem verificado em países como a Espanha ou a Irlanda, cuja taxa de desemprego também tem vindo a diminuir.
Últimos dados de desemprego em Portugal
Segundo os dados do Eurostat, os números de desemprego em Portugal nos últimos meses não foram tão elevados como foi divulgado.
- Abril – 17,3%
- Maio – 17%
- Junho – 16,7%
- Julho – 16,5%
Apesar dos dados serem animadores, Portugal ainda tem um grande trabalho pela frente no que respeita à criação de postos de trabalho. Segundo estes novos números de desemprego, Portugal deixa de ser o terceiro país com a taxa de desemprego mais elevada. No entanto, continua muito acima da média europeia, uma vez que em Julho a taxa de desemprego na zona euro foi de 12,1%.
Leia também estes artigos:
» Certificados de aforro com novas regras.