Catarina Reis
Catarina Reis
13 Out, 2018 - 09:00
despensa ou dispensa

Despensa ou dispensa: qual das duas palavras utilizar?

Catarina Reis

Despensa ou dispensa? Tanto uma como a outra estão corretas e de boa saúde no universo linguístico e gramatical português, mas vamos descobrir a diferença.

O artigo continua após o anúncio

Quando e como utilizar despensa ou dispensa? Sabe mesmo a diferença entre estas duas palavras? Vamos ajudá-lo, para que não volte a enganar-se.

Tire a teima: quando e como usar despensa ou dispensa

É bastante frequente confundir-se a palavra despensa com a palavra dispensa, mas elas são radicalmente distintas. As maiores confusões surgem quando se pretende utilizar o verbo dispensar. Na verdade, tanto uma como a outra constam de qualquer dicionário de língua portuguesa, e estão corretas: apenas têm significados completamente díspares, e portanto devem ser usadas em contextos diferentes.

coser ou cozer

De onde vem a confusão entre despensa e dispensa?

Despensa e dispensa são palavras parónimas: isto significa que são palavras que se pronunciam e escrevem de maneira parecida, mas que possuem significados diferentes.

Significado de despensa

Despensa é um substantivo feminino. Refere-se à parte da casa onde se arrumam habitualmente alimentos, mantimentos, produtos e equipamentos de limpeza, bem como provisões e outros objetos. A despensa situa-se normalmente junto à cozinha, de forma a poder servi-la diretamente.

Exemplos:

  • Junto à cozinha da casa, verá um pequeno compartimento, a despensa, e nela encontrará tudo aquilo de que precisa para cozinhar o seu jantar, como especiarias, molhos, massa, arroz, batatas, óleo, azeite ou cebola.
  • Se precisar de limpar a cozinha encontrará alguns produtos de limpeza na prateleira de cima da despensa.”

A despensa poderá assumir vários tipos de formas físicas. Poderá ser um pequeno compartimento, ou anexo, aberto ou fechado, que se situa junto à cozinha de uma casa, ou de um restaurante. Poderá também ser apenas um armário.

Porém, em casos raros, a palavra despensa poderá também significar “gasto” ou “despesa”, uma vez que há quem defenda que essa palavra vem do verbo “despender”.

Coser ou cozer: como empregar estes verbos?

Significado de dispensa

Com origem na palavra em latim dispensare, “dispensa” é também um substantivo, e é aplicado quando se se pretende referir a atribuir uma autorização a alguém para não executar um dever ou uma obrigação.

O artigo continua após o anúncio

Por exemplo, quando alguém se encontra livre de ingressar no serviço militar, é porque obteve uma dispensa.

Dispensa também se aplica muito ao vocabulário laboral – por exemplo quando alguém precisa de tirar uma parte do dia para resolver um problema nas finanças, terá que pedir dispensa à entidade laboral.

Pode também ser usado com uma conotação um pouco mais negativa em contexto laboral, como quando alguém é dispensado de exercer funções, pode ser sinónimo de que foi despedido ou se encontra impossibilitado de continuar a exercer funções, ou seja em vias de ser demitido “oficialmente”.

Sinónimos habituais de dispensa: isenção, desobrigação, licença, permissão, demissão, despedimento.

Exemplos:

  • Precisei de pedir dispensa do trabalho durante dois para cuidar do meu filho, que adoeceu.”
  •  “Tive uma média tão alta nos exames de português, que o professor me deu dispensa da última aula.

A palavra dispensa é formada por derivação regressiva do verbo dispensar, por subtração do sufixo verbal -ar.

Dispensa pode ser também a forma do verbo dispensar conjugado na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2.ª pessoa do imperativo afirmativo. Ora verifique:

Verbo dispensar – presente do indicativo:

O artigo continua após o anúncio
  • (Eu) dispenso
  • (Tu) dispensas
  • (Ele) dispensa
  • (Nós) dispensamos
  • (Vós) dispensais
  • (Eles) dispensam

Verbo dispensar – Imperativo afirmativo

  • Dispensa tu
  • Dispense ele/ ela
  • Dispensemos nós
  • Dispensai vós
  • Dispensem eles/ elas

Depois desta explicação, temos a certeza de que nunca mais confundirá o verbo “dispensar” em qualquer um dos seus tempos verbais e o substantivo “despensa”. Cuidado com a escrita!

Veja também