Quando e como utilizar despensa ou dispensa? Sabe mesmo a diferença entre estas duas palavras? Vamos ajudá-lo, para que não volte a enganar-se.
Tire a teima: quando e como usar despensa ou dispensa
É bastante frequente confundir-se a palavra despensa com a palavra dispensa, mas elas são radicalmente distintas. As maiores confusões surgem quando se pretende utilizar o verbo dispensar. Na verdade, tanto uma como a outra constam de qualquer dicionário de língua portuguesa, e estão corretas: apenas têm significados completamente díspares, e portanto devem ser usadas em contextos diferentes.
De onde vem a confusão entre despensa e dispensa?
Despensa e dispensa são palavras parónimas: isto significa que são palavras que se pronunciam e escrevem de maneira parecida, mas que possuem significados diferentes.
Significado de despensa
Despensa é um substantivo feminino. Refere-se à parte da casa onde se arrumam habitualmente alimentos, mantimentos, produtos e equipamentos de limpeza, bem como provisões e outros objetos. A despensa situa-se normalmente junto à cozinha, de forma a poder servi-la diretamente.
Exemplos:
- “Junto à cozinha da casa, verá um pequeno compartimento, a despensa, e nela encontrará tudo aquilo de que precisa para cozinhar o seu jantar, como especiarias, molhos, massa, arroz, batatas, óleo, azeite ou cebola.“
- “Se precisar de limpar a cozinha encontrará alguns produtos de limpeza na prateleira de cima da despensa.”
A despensa poderá assumir vários tipos de formas físicas. Poderá ser um pequeno compartimento, ou anexo, aberto ou fechado, que se situa junto à cozinha de uma casa, ou de um restaurante. Poderá também ser apenas um armário.
Porém, em casos raros, a palavra despensa poderá também significar “gasto” ou “despesa”, uma vez que há quem defenda que essa palavra vem do verbo “despender”.
Significado de dispensa
Com origem na palavra em latim dispensare, “dispensa” é também um substantivo, e é aplicado quando se se pretende referir a atribuir uma autorização a alguém para não executar um dever ou uma obrigação.
Por exemplo, quando alguém se encontra livre de ingressar no serviço militar, é porque obteve uma dispensa.
Dispensa também se aplica muito ao vocabulário laboral – por exemplo quando alguém precisa de tirar uma parte do dia para resolver um problema nas finanças, terá que pedir dispensa à entidade laboral.
Pode também ser usado com uma conotação um pouco mais negativa em contexto laboral, como quando alguém é dispensado de exercer funções, pode ser sinónimo de que foi despedido ou se encontra impossibilitado de continuar a exercer funções, ou seja em vias de ser demitido “oficialmente”.
Sinónimos habituais de dispensa: isenção, desobrigação, licença, permissão, demissão, despedimento.
Exemplos:
- “ Precisei de pedir dispensa do trabalho durante dois para cuidar do meu filho, que adoeceu.”
- “Tive uma média tão alta nos exames de português, que o professor me deu dispensa da última aula.”
A palavra dispensa é formada por derivação regressiva do verbo dispensar, por subtração do sufixo verbal -ar.
Dispensa pode ser também a forma do verbo dispensar conjugado na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2.ª pessoa do imperativo afirmativo. Ora verifique:
Verbo dispensar – presente do indicativo:
- (Eu) dispenso
- (Tu) dispensas
- (Ele) dispensa
- (Nós) dispensamos
- (Vós) dispensais
- (Eles) dispensam
Verbo dispensar – Imperativo afirmativo
- Dispensa tu
- Dispense ele/ ela
- Dispensemos nós
- Dispensai vós
- Dispensem eles/ elas
Depois desta explicação, temos a certeza de que nunca mais confundirá o verbo “dispensar” em qualquer um dos seus tempos verbais e o substantivo “despensa”. Cuidado com a escrita!