Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Sofia Ramos
Sofia Ramos
27 Abr, 2018 - 10:55

Do outro lado do mundo: os 6 destinos de viagem mais distantes de Portugal

Sofia Ramos

Quer viajar para bem longe nas suas próximas férias? Descubra quais os destinos de viagem mais distantes de Portugal e parta à aventura.

Do outro lado do mundo: os 6 destinos de viagem mais distantes de Portugal

Se na escolha das suas férias costuma seguir o critério “quanto mais longe melhor”, este artigo é para si. Fomos à procura dos destinos de viagem mais distantes de Portugal e temos 6 sugestões tão longínquas quanto apetecíveis. Da Nova Zelândia à ilha de Tonga, não faltam cidades e culturas diferentes onde vai mesmo poder desligar-se de tudo e todos!

Os 6 destinos de viagem mais distantes de Portugal

1. Tonga

Tonga, Pacífico Sul

É o ponto mais oriental do planeta, sendo o primeiro país a receber a alvorada de cada novo dia. Há uns anos, quando o famoso avião Concorde ainda voava, os excêntricos que quisessem celebrar a passagem de ano em vários pontos do globo, começavam precisamente por Tonga.

Na verdade, Tonga é um arquipélago com cerca de 170 ilhas no Pacífico Sul, integradas na região da Polinésia. Também conhecido por “Ilhas Amigáveis”, o Reino de Tonga oferece praias imaculadas ornamentadas com coqueiros e todos os elementos que associamos aos paraísos tropicais. A sua capital é Nuku’alofa, com pouco mais de 100 mil habitantes.

Distância Porto >> Nuku’alofa: 17.454 quilómetros

2. Norfolk Island

Norfolk Island

Algures entre a Nova Zelândia, a Nova Caledónia e a Austrália vamos encontrar Norfolk Island (não confundir com a região inglesa com o mesmo nome), outro dos destinos de viagem mais distantes de Portugal. Foi o célebre e aventureiro Capitão James Cook que descobriu a ilha em 1774 e a comparou a um “paraíso”.

Os seus habitantes mais marcantes foram os revoltosos do navio inglês Bounty, que ali foram colocados pela rainha Vitória, e acabaram por cunhar a personalidade hospitaleira e descontraída da ilha.

Apesar de ser um destino desconhecido entre nós, oferece paisagens deslumbrantes, onde não faltam praias para todos os gostos, incluindo ótimos spots para surfistas, quedas de água surpreendentes e trilhos incríveis para caminhadas. Atualmente, Norfolk Island não é um país soberano, estando sob a alçada dos australianos. A sua capital é Kingston.

Distância Porto >> Kingston: 18.627 quilómetros

3. Nova Zelândia

Nova Zelândia

Este é um dos destinos turísticos mais completos, incríveis e cobiçados do mundo. E o facto de estar bem longe de nós, só faz aumentar o seu interesse. Afinal, não é qualquer país que reúne algumas das paisagens mais deslumbrantes do planeta, sejam elas de montanha, de rio, de praia ou de floresta. Sim, na Nova Zelândia há de tudo e em quantidades generosas.

Fiordes glaciares, crateras e cumes vulcânicos desafiantes, lagos maravilhosos, praias idílicas, grutas surpreendentes, fauna e flora luxuriantes. Uma viagem à Nova Zelândia tem de ser longa, para se poder aproveitar ao máximo tudo o que este país tem para nos oferecer.

Para além de Wellington, a capital, há outros lugares neo-zelandeses imperdíveis, como Auckland, Christchurch, Queenstown, Tauranga, Rotorua, Nelson, Taupo, Picton, Coromandel, Matamata e Whangarei.

Distância Porto >> Wellington: 19.737 quilómetros

4. Austrália

Sidney, Austrália

O maior país da Oceânia não podia ficar de fora num artigo com os destinos de viagem mais distantes de Portugal. Sinónimo de boas ondas, boomerangues e cangurus, a Austrália é daqueles países longínquos que fazem parte do nosso imaginário de férias de sonho. Já agora, achava que Sidney era a capital do país? Se sim, estava enganado, a capital é Camberra.

Apesar de ser a cidade mais populosa e mais conhecida do país, Sidney é apenas a capital do Estado de Nova Gales do Sul. À semelhança da vizinha Nova Zelândia, a Austrália é um portento turístico, com uma oferta paisagística e cultural absolutamente gigante.

Da Grande Barreira de Corais à monumental Ayers Rock (agora batizada de Uluru), do famoso edifício da Ópera de Sidney e da Bondi Beach à densa floresta de Daintree, ou da Fraser Island ao parque nacional Kakadu, há uma série de atrações obrigatórias numa viagem ao país do Crocodilo Dundee.

Distância Porto >> Sidney: 18.069 quilómetros

5. Nova Caledónia

Nova Caledónia

A Nova Caledónia é um território ultramarino francês situado no Pacífico, na região denominada de Melanésia. São várias as ilhas que compõem este arquipélago da Oceânia, sendo Grande Terre a principal. É aqui que fica Nouméa, a capital.

As lagoas tranquilas e convidativas que compõem as praias de sonho da Nova Caledónia escondem a segunda maior barreira de corais do mundo. É uma paisagem protegida e classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. O snorkeling e o mergulho nestas águas de tons mágicos são atividades a não perder.

Distância Porto >> Nouméa: 17.861 quilómetros

6. Vanuatu

Vanuatu

Por fim, nesta lista de destinos de viagem mais distantes de Portugal, falamos-lhe de Vanuatu, cuja capital é Port Vila. Situado no Pacífico Sul, é um Estado independente, cuja principal atividade económica é o turismo. E é fácil perceber por quê: praias flutuantes rodeadas de um mar azul-turquesa fabuloso; vulcões, lagoas e florestas perfeitas para atividades radicais, quedas de água fabulosas, aldeias tribais.

Uma das ilhas mais interessantes do arquipélago é Tanna. Aqui, vai poder apreciar o modo de vida local e observar um vulcão ativo com uma proximidade que em mais nenhum outro lugar do mundo é possível. Fica também em Tanna uma árvore bastante sui generis: um banyan gigante.

Banyan é uma árvore da família das figueiras a que na Índia se atribui um significado sagrado e que se desenvolve a partir de outra árvore. Os ramos do banyan de Tanna ocupam a impressionante área de um campo de futebol, pelo que se trata de uma das mais concorridas atrações da ilha.

Distância Porto >> Port Villa: 17.400 quilómetros

Veja também: