Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
08 Abr, 2020 - 17:15

5 dicas para ter sucesso no ensino à distância

Catarina Milheiro

Temos dicas para ter sucesso no ensino à distância. Se é aluno, ou os seus filhos precisam de ajuda, conheça algumas estratégias e ferramentas.

mãe a ajudar a folha a implementar dicas para ter sucesso no ensino à distância

Se os seus filhos estão neste momento a experienciar este novo método de ensino, ou se está a fazer um curso online, então provavelmente irá querer obter algumas dicas para ter sucesso no ensino à distância.

O ensino à distância não é uma novidade. Existem diversos cursos, formações e até mesmo licenciaturas que podem ser realizadas em regime de e-learning ou b-learning.

No entanto, é natural que, perante a situação que vivemos atualmente, sinta alguma dificuldade em ajudar os seus filhos a ter sucesso através do método de ensino à distância. Afinal, sabemos que tudo isto se torna ainda mais difícil quando ainda tem de trabalhar em casa e fazer as mil uma tarefas no seu lar.

Para o ajudar fizemos um artigo com todas as ferramentas e dicas para ter sucesso no ensino à distância. Fique connosco.

5 FERRAMENTAS E DICAS PARA ter SUCESSO NO ENSINO À DISTÂNCIA

criança a ter aulas à distância

As dicas para os alunos terem sucesso no ensino à distância são várias. Contudo, é essencial perceber que o ensino à distância requer muita disciplina por parte do aluno.

Apesar de existirem horários e tarefas para serem cumpridas, é natural que os alunos se percam mais do que o normal, ou porque o telemóvel toca, ou porque a televisão está ligada ou até mesmo porque se distraem com os mais pequenos objetos que têm ao seu redor.

Ser eficiente nos estudos é um desafio para muitos alunos, inclusive para aqueles que não sabem muito bem como funciona estudar à distância. Apesar de alguns terem uma facilidade maior para absorver um novo conteúdo, muitos enfrentam grandes dificuldades para alcançarem bons resultados.

Mas o que fazer para conciliar todas as atividades e conseguir ter sucesso nos estudos? Confira as dicas que temos para si.

1

Organizar a rotina diária

A organização é essencial no ensino à distância. Para que consiga garantir um bom empenho nos estudos, é crucial que organize os seus horários e tarefas que devem ser cumpridas em cada dia da semana.

Uma boa forma de colocar isto em prática é a criação de um horário semanal, onde inclui as horas das aulas, atividades que possa fazer, tarefas e tempo de estudo. E a parte melhor disto tudo é o facto de poder fazê-lo em papel ou então num ficheiro de Excel, por exemplo.

2

Criar um ambiente de estudo agradável

Nem sempre é fácil conseguirmos estar devidamente concentrados quando estamos em nossas casas, principalmente quando o assunto é o ensino à distância.

Por isso, opte por criar um ambiente de estudo agradável com os recursos que tiver em casa. Por exemplo: se não tiver uma secretária, pode estabelecer como área de estudo, um canto na mesa da sala com os materiais necessários para assistir a todas as aulas e desempenhar as suas tarefas.

Se tiver oportunidade, coloque a sua mesa de trabalho perto de uma janela para que possa estudar com luz natural. No entanto, se achar que este é um fator que influencia a sua distração, trabalhe de costas para a janela.

3

Ser disciplinado e estar atento aos prazos

Uma das dicas para os alunos terem sucesso no ensino à distância é o facto de estes serem devidamente disciplinados e atentos.

A disciplina é crucial para todos os que querem obter sucesso no ensino à distância. Ou seja, para ser uma pessoa mais disciplinada é necessário que se mantenha focado, organizado e que tenha atitude.

Todos conhecemos a expressão “não deixe para amanhã aquilo que pode fazer hoje” e, na verdade, é precisamente nela que deve pensar. Manter-se atento para os prazos de entrega de tarefas ou de testes é essencial para ter sucesso no ensino à distância.

Precisa de uma boa estratégia para o fazer? A partir do horário que criou, certifique-se de colocar alertas no seu telemóvel para que não se esqueça de nenhum teste ou atividade.

4

Manter o contacto com outros alunos e professores

Assim como no ensino presencial, também no ensino à distância é extremamente importante que o aluno continue a manter o contacto com os seus professores e colegas de turma.

Assim, peça a todos os seus professores o e-mail ou qualquer outra forma de contacto para que, em caso de surgimento de dúvidas, os possa questionar e obter respostas rápidas e eficientes.

Também é importante ter o contacto de outros colegas de turma para que, quando os professores não consigam dar resposta rápida, os alunos o possam esclarecer de outra forma.

5

Manter só o material e dispositivos necessários na sua mesa de trabalho

Uma das dicas para os alunos terem sucesso no ensino à distância é o facto de manterem só o material necessário no seu espaço de estudo.

Repare, se tiver um telemóvel por perto, se a televisão estiver ligada ou se facilmente se distrai com as várias canetas coloridas, opte por retirar tudo isto da mesa onde estuda.

Se assistir às aulas através de um computador ou de um tablet, opte por desativar todas as notificações que o possam distrair. Falamos, principalmente, das redes sociais, algo com que facilmente todos se distraem (nem que seja por cinco minutos).

Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins.