ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Catarina Reis
Catarina Reis
07 Jun, 2022 - 11:00

Doutoramento: qual a sua importância e principais vantagens

Catarina Reis

Saiba em que consiste, que grau confere e quais as vantagens de apostar num doutoramento.

aluna de doutoramento com livros a escrever no quadro

Investir num doutoramento pode ser uma forma de abrir oportunidades profissionais, além de permitir uma especialização em determinada área de conhecimento.

A carreira académica ou a investigação são algumas das possibilidades que se abrem para quem aposta num doutoramento. Mas há mais.

O que é e o que vale um doutoramento

O grau de doutor é um grau académico concedido pela universidade a quem demonstre dominar um ramo do conhecimento científico ou especialidade

estudantes universidade

Requisitos – como proceder para se candidatar a um doutoramento

Para se poder candidatar a um curso de doutoramento é essencial que tenha já o grau de mestre, dando continuidade à formação, habitualmente numa mesma área de estudo ou área semelhante. Poderá candidatar-se a doutoramento quem tenha apenas licenciatura (pré-Bolonha) se a nota de conclusão for superior a 16 valores.

Para aceder, há que apresentar a candidatura ao curso de doutoramento na universidade pretendida, cumprindo os requisitos exigidos. Considerando ainda o número de vagas disponíveis, a entidade de ensino superior fará uma seleção de candidatos e publicará a lista de admitidos.

Selecionado para frequentar o curso, deverá efetuar os habituais procedimentos de matrícula e cumprir com o pagamento de propinas, presença nas sessões e desenvolvimento de trabalho.

Dependendo de cada doutoramento e universidade ou universidades envolvidas, o curso conta, habitualmente, com uma primeira fase curricular e, depois, o desenvolvimento da tese.

Não está definida a duração do ciclo de estudos conducente ao grau de doutor nem o número de ECTS correspondente. O mais frequente é que tenha uma duração de 6 a 8 semestres e 180 a 240 créditos ECTS. 

Compete ao órgão competente de cada estabelecimento de ensino superior aprovar, entre outras matérias, a estrutura curricular e o plano de estudos, quando exista, e as regras sobre a componente de tese, incluindo orientação, apresentação, defesa e júri.

O grau de doutor é conferido aos que tenham obtido aprovação no ato público de defesa da tese. 

Propinas – valor máximo para este ano letivo

O tempo de duração para cada curso de doutoramento é estabelecido pela respetiva instituição de ensino superior responsável. A cada ano letivo corresponde um valor de propina que é, regra geral, superior ao que corresponde à licenciatura na mesma área.

Para o valor da propina correspondente a um curso de doutoramento contribuem fatores como o prestígio, ou qualidade, do da universidade na respetiva área de conhecimento.

No ensino superior público, o valor da propina é fixado em função da natureza dos cursos e da sua qualidade, com um valor mínimo correspondente a 1,3 do salário mínimo nacional em vigor e um valor máximo calculado a partir da aplicação do índice de preços no consumidor do Instituto Nacional de Estatística. 

Para o ano letivo de 2021-2022, o valor máximo manteve-se em 697€, tal como no ano letivo anterior.

Grau conferido

O grau de doutor corresponde ao nível 8 do QNQ e do QEQ.

Profissões que o exigem doutoramento no mercado de trabalho

À partida, quem aposta num curso de doutoramento, tem um de dois objetivos: seguir a carreira académica (dar aulas no ensino superior), ou a investigação numa área específica. É requisito fundamental para alcançar tais objetivos, “tirar” o doutoramento.

Professores de ensino superior

Desde 2009 que a admissão de novos docentes no ensino superior, seja universitário ou politécnico, público ou privado, é o grau de doutor.

Saúde

A valorização do doutoramento na área da saúde é uma realidade em Portugal, uma vez que é normalmente considerada pelos estudantes que desejam seguir uma carreira de investigação no campo da medicina, a apresenta como grande atrativo oferecer um número considerável de especializações nessa área. 

Os doutorados em saúde podem optar ainda por prosseguir carreira de investigação na academia, no governo ou na indústria.

Engenharia

Desde a engenharia física, passando pela engenharia civil, ou ainda química e biológica, há muitas especializações para escolher dentro dessa área.

Vantagens de obter o grau de doutoramento

  1. Qualidade e prestígio do profissional.
  2. Valor do salário, atrativo. Um Professor Assistente pode receber, por mês, cerca de dois mil e quinhentos euros, mas um Professor Catedrático aufere mais de cinco mil.
  3. Forma de obter mais conhecimento e abrir novas oportunidades
  4. Enriquecer o CV. Ter um doutoramento permite ao indivíduo destacar-se imediatamente em termos de currículo. O reconhecimento é algo que poderá chegar passados muitos anos de trabalho, mas com um doutoramento ficamos com muito mais possibilidades de o atingir mais rapidamente.
  5. Inovar. Tirar um doutoramento normalmente significa encontrar novas técnicas e tecnologias de pesquisa e trabalho, o que representa por parte do indivíduo um posicionamento de vanguarda em relação a formas de se trabalhar antigas que poderão já ser obsoletas.

Para mais informações, consulte o portal da Direção Geral do Ensino Superior ou a universidade onde pretende inscrever-se.

Veja também