ebook
           
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Patrocinado por Escola Virtual - Grupo Porto Editora
Inês Silva
Inês Silva
23 Mai, 2022 - 13:00

Aprendizagem ao longo da vida: conheça a sua importância

Inês Silva

Já ouviu falar em aprendizagem ao longo da vida? Saiba do que se trata, para o bem da vida profissional e pessoal, e os motivos pelos quais se torna essencial.

aprendizagem ao longo da vida

Perante um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a aprendizagem ao longo da vida é imprescindível na formação de qualquer indivíduo e determinante para o seu sucesso profissional.

Tudo se atualiza rapidamente e, por isso, a procura de conhecimento é importante para que consiga corresponder ao que é esperado na sua área profissional, em particular, e no mundo, em geral.

Na verdade, cada pessoa deve ter a consciência de que para evoluir a nível emocional e intelectual, de modo a crescer na sua profissão e nas suas relações interpessoais e vida social, deve estar continuamente a aprender.

Investir na formação contínua faz sentido, assim, tanto a nível profissional como a nível pessoal. Neste contexto, essa aprendizagem poderá ser levada a cabo de diversas formas que enriquecem o percurso individual de cada um. Com Internet, vídeos, cursos online e podcasts, por exemplo, é possível estudar em qualquer lugar e a qualquer hora.

Aprendizagem ao longo da vida: o que é e qual a sua importância

Esta aprendizagem será a chamada formação contínua que vai garantir a atualização constante de conhecimento, ou seja, será a aprendizagem para além do término dos estudos ou formação profissional.

Naturalmente, esta vontade de “aprender sempre” deve partir do indivíduo, ou seja, deve ser uma escolha pessoal para, realmente, ser eficaz.

Ainda que a escolha seja pessoal, esta vontade de aprender deve ser estimulada para que as pessoas se sintam mais realizadas e para que o mercado de trabalho tenha cada vez mais profissionais especializados e competentes, impactando, desta forma, positivamente a economia do país.

Assim sendo, Portugal, seguindo os objetivos da União Europeia para constituir um Espaço Europeu da Educação até 2025, definiu estratégias para investir na educação e nas competências da população que visam gerar emprego e competitividade. Estas são algumas das medidas implementadas:

  • Formação contínua – criação de mecanismos para facilitar o acesso à formação contínua dos trabalhadores através da formação modular constante do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ);
  • Reforço do ensino profissional e da ligação das escolas às empresas – elevar os níveis de qualificação e melhorar significativamente a qualidade da oferta nos cursos de educação e formação profissional;
  • Melhoria do sistema de certificação profissional – valorização e qualificação inicial dos jovens e a certificação profissional de jovens e adultos, tanto os que prosseguem a sua formação em cursos de longa duração como aqueles que optam por formações modulares, ou ainda por via da validação e reconhecimento de competências obtidas ao longo da vida.

Vantagens da aprendizagem ao longo da vida

Qualquer pessoa pode apostar na formação contínua e se for esta a sua escolha, saiba que há várias vantagens a nível profissional, nomeadamente:

  • Desenvolver novas competências e aperfeiçoar outras;
  • Estar a par da evolução da sua área de trabalho;
  • Estimular a criatividade para arriscar novos caminhos e chegar a soluções;
  • Ter acesso a novas oportunidades de trabalho.

5 dicas para desenvolver a aprendizagem ao longo da vida

Comece já

Não perca tempo à espera da melhor altura para começar a aprender, a melhor altura é agora. Procure estudar assuntos que sejam do seu interesse e que façam sentido para a sua vida e carreira para se manter motivado.

Determine um objetivo para sua aprendizagem e desenvolva hábitos de estudo.

Pratique o auto-didatismo

Uma das formas de continuamente aprender é através do auto-didatismo. Assim, poderá efetuar pesquisas sobre vários temas, ver documentários, filmes, ler diversos livros e artigos e até mesmo procurar falar com pessoas que lhe podem ensinar sobre assuntos do seu interesse.

Hoje em dia, com a Internet, ser autodidata é muito mais fácil, constituindo uma forma excelente de aprendizagem ao longo da vida.

Assista a palestras e conferências

Se quer aprender mais sobre vários assuntos, poderá assistir a palestras e conferências que se debruçam sobre vários temas.

Pesquise o que poderá ter interesse na sua área de residência, ou até mais longe se tiver disponibilidade e possibilidade de se deslocar, e selecione os eventos que suscitarem a sua curiosidade e com os quais pensa poder aprender mais.

Faça diversas formações e cursos de curta curta duração

Há muitas formações e cursos de curta duração no mercado, vários até financiados, onde poderá desenvolver diferentes competências que enriquecerão o seu curriculum vitae ou até mesmo de forma pessoal.

Se tem alguma dificuldade de deslocação, saiba que existem várias formações que ocorrem em ambiente virtual, à distância. Só terá de possuir um computador com ligação à Internet.

Tire uma ou várias especializações

Para enriquecer a sua formação de base, poderá tirar uma ou várias especializações, de acordo com as suas perspetivas de trabalho ou áreas de interesse. Pesquise as faculdades que lhe interessam e faça a escolha acertada.

Como vê, há várias formas através das quais pode fazer uma aprendizagem ao longo da vida. O que importa, na verdade, é saber que para evoluir na vida terá de estar em constante aprendizagem – e que este processo se pode efetuar de variadas formas, em ambiente formal ou informal de aprendizagem.

Faça as suas pesquisas de temas e cursos, e alimente, assim, o seu espírito com várias formas de conhecimento.

Aprender vale sempre a pena! Já o sábio Sócrates escrevia: “Só sei que nada sei” – e com toda a razão! Importa mesmo é continuar a desvendar mais sobre o mundo que está à nossa volta.

Não fique pelo que já sabe e aposte sempre em saber mais. Que tal pensar já agora sobre uma área que lhe desperta o interesse?

Veja também