Catarina Reis
Catarina Reis
05 Mai, 2016 - 09:00

Cursos financiados: onde estão e como posso aceder

Catarina Reis

Saiba onde procurar cursos financiados e quais as condições de acesso aos mesmos.

Cursos financiados: onde estão e como posso aceder
O artigo continua após o anúncio

{%%affiliation_html_737%%}Gostaria de apostar na sua formação mas não tem disponibilidade financeira para frequentar um curso que tenha que pagar? Saiba então que existem cursos financiados que pode frequentar.


O que são cursos financiados?

São formações cujos custos são suportados pelo Estado Português e que, por esse motivo, podem ser frequentados gratuitamente por parte dos formandos.
Em alguns casos, mediante a análise da situação social e económica do candidato, este, além de estar isento de pagar inscrição e propinas dos cursos financiados, pode ainda ser remunerado por frequentá-los, na forma de subsídio de alimentação, transporte ou alojamento.


Quem pode frequentar estes cursos?

A maioria da oferta de cursos destina-se a pessoas que não completaram a escolaridade obrigatória. Porém, existem cursos financiados até para pessoas com formação superior.

Podem beneficiar:

  • Licenciados com idade inferior a 35 anos
  • Pessoas que queiram completar o 6.º, 9.º ou 12.º anos de escolaridade.



Como escolher o curso certo para mim?

Os critérios de admissão aos cursos financiados variam de acordo com o tipo de curso que pretende frequentar (duração, nível de qualificação e escolaridade que confere, entre outros aspectos). Por isso, recomendamos que se dirija ao Centro de Emprego da sua área de residência para consultar a oferta formativa existente!

Pode ainda recorrer aos antigos Centros Novas Oportunidades, agora convertidos em Centros para a Qualificação e Ensino Profissional, para que um técnico possa fazer o diagnóstico da sua situação – idade, nível de escolaridade, experiência profissional e situação económica e social – e encaminhá-lo para a oferta formativa que melhor corresponde às suas necessidades.

Encontre aqui o seu Centro de Emprego



Quais as áreas de formação deste tipo de cursos?

Há cursos financiados para aperfeiçoar e adquirir competências nas mais variadas áreas. Seja para actualizar o seu CV e poder competir com outros candidatos que concluíram há menos tempo a sua formação, seja para adquirir uma competência que seja diferenciadora no Mercado de Trabalho, encontrará certamente o curso certo para si.



Já conhecemos os prós… mas e os contras?

O único “senão” deste tipo de cursos é a sua escassez. A verdade é que, sendo financiados a nível europeu, os centros de formação viram reduzir a oferta formativa aquando do início da situação de crise atravessada pelo país.

Por esse motivo, é dada prioridade aos candidatos com menos escolaridade e/ou que se encontrem em situação de desemprego há mais tempo! Para tentar contornar esta situação, recomendamos que se inscreva o quanto antes no Centro de Emprego da sua área de residência e que contacte regularmente a entidade formadora onde serão leccionados os cursos da sua preferência.
Veja também: