Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Silva
Inês Silva
30 Set, 2020 - 15:39

Pós-graduação: decida se deve ou não investir

Inês Silva

Uma pós-graduação poderá realmente ser sempre uma mais valia para o seu currículo? Vamos descobrir se vale ou não a pena apostar numa.

mulher em biblioteca a estudar para pós-graduação

A pós-graduação equivale, praticamente, a uma especialização, na qual o aluno tem a oportunidade de aprofundar conhecimentos numa área de conhecimento específico, desenvolvendo as suas competências. Quer saber se vale a pena investir? Continue a ler.

As pós-graduações são a opção ideal para quem quer desenvolver as suas capacidades numa determinada área científica e que procura uma formação mais prática, aplicável ao mercado de trabalho.

Apesar da atribuição de diploma ou certificado, não confere grau académico e pode demorar de três meses a um ano, consoante a instituição de ensino.

MAS, AFINAL, O QUE É UMA PÓS-GRADUAÇÃO?

De acordo com a Direção-geral do Ensino Superior (DGES),

“pós-graduação é o nome atribuído a um curso a que se acede depois de uma primeira graduação, por norma a licenciatura, ministrado em estabelecimento de ensino superior, no âmbito da sua vocação formativa e projeto educativo, mas não conferindo, em todo o caso, qualquer grau, razão pela qual não está sujeita a autorização por parte da tutela”.

Para além de não conceder grau académico, com esta informação da DGES, ficamos também a saber que, para realizar pós-graduações, é necessário, no mínimo, ter uma licenciatura.

Estes são cursos de curta duração, três meses a um ano, não requerem a elaboração de uma tese e conferem diploma ou certificado.

Servem, normalmente, como formação especializada complementar à formação inicial de licenciatura e preparam os alunos para desempenhar determinadas funções profissionais ou para ingressarem em estudos de nível superior, ou seja, mestrados ou doutoramentos.

pessoa a ter aula online

É SEGURO INVESTIR NUMA PÓS-GRADUAÇÃO?

O senso comum diz que investir pode abrir portas, enriquecer as suas perspetivas e satisfazer a sua curiosidade intelectual natural, mas tenha o cuidado de tomar uma decisão com os seus interesses e futuro em mente.

Antes de avançar, coloque estas questões a si próprio:

  • Este curso irá melhorar as minhas perspetivas de emprego e vai trazer-me vantagem competitiva no mercado de emprego?
  • Devo especializar-me e tenho interesse em desenvolver os meus conhecimentos num assunto específico dentro da minha área?
  • Gostaria de seguir uma carreira onde a qualificação profissional é necessária?
  • As qualificações deste curso são reconhecidas e recompensadas na minha área de atividade?

Se respondeu sim a todas estas questões, pode-se dizer que é seguro apostar numa pós-graduação.

Perspetivas de emprego

É difícil ser notado num mercado de trabalho tão competitivo e lotado como é provavelmente o seu. Investir em formação pós-graduada relevante aumentará o seu nível de conhecimentos especializados, em comparação com uma licenciatura – e aqui poderá ter desde logo vantagem sobre quem não tem pós-graduações.

Além disso terá a oportunidade de se envolver com empresas e tutores durante o curso, o que só por si poderá ser uma mais valia para entrar no mercado de trabalho.

O que dizem as estatísticas?

Embora ter uma pós-graduação possa não significar necessariamente um salário maior, pode aumentar o nível de responsabilidade no trabalho e encurtar a sua espera para a promoção. Na verdade, os alunos destes cursos têm maior probabilidade de estarem empregados do que seus colegas de licenciatura.

Competências base adquiridas durante uma pós graduação, eis algumas das mais importantes:

  • Gerir projetos
  • Trabalho em equipa
  • Pensamento crítico
  • Competências avançadas de pesquisa
  • Manipulação de dados
  • Trabalho independente, auto-motivação e determinação
  • Entusiasmo e compromisso com o seu trabalho
  • Rigor intelectual

Estas competências são bastante valorizadas para um empregador, logo um pós-graduado terá preferência, por norma, sobre um licenciado.

Uma relação diferente entre o aluno e os professores

Esqueça a relação que teve com os seus professores durante a licenciatura. Trata-se de um estilo de ensino diferente, em que o aluno praticamente é um colaborador do corpo docente. Enquanto na licenciatura, o aluno trabalha “para” o professor, na pós-graduação ele trabalha “com” o professor.

Contacto com especialistas

A oportunidade de fazer contactos e interagir com especialistas na sua área é uma das grandes mais valias das pós-graduações.

Vale a pena tirar uma pós-graduação quando já se está a trabalhar?

Sim! Para os licenciados que já estão a trabalhar, tirar uma pós-graduação é sempre uma chance de adicionar uma dimensão extra à sua carreira. Por outro lado, é uma boa ideia caso a pessoa queira dar um novo rumo à sua vida profissional, mesmo dentro da área onde se encontra a trabalhar.

Se procura novos desafios profissionais na sua carreira, seguir o ensino pós-graduado pode sem dúvida dar-lhe muitas luzes sobre para onde poderá ir.

Qualificar-se para ter um negócio próprio

Investir num curso deste género poderá ser também uma boa forma de obter uma melhor preparação para poder vir a ter o seu próprio negócio, uma vez que o mune de experiência e know-how.

QUAIS AS MELHORES INSTITUIÇÕES PARA O ENSINO PÓS-GRADUADO?

Tendo por base o European Business School Raking 2019 divulgado pelo Financial Times, numa lista de 95 instituições internacionais, estas são as melhores instituições para realizar uma pós-graduação no nosso país:

Há também um ranking para as melhores pós-graduações nacionais, o Eduniversal Best Masters Ranking 2019.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].