Deve investir numa pós-graduação? A pós-graduação equivale praticamente a uma especialização, na qual o aluno tem a oportunidade de aprofundar conhecimentos numa área de conhecimento específico, desenvolvendo as suas competências. A pós-graduação não confere grau académico e pode demorar de três meses a um ano, consoante a instituição de ensino.
É seguro investir numa pós-graduação?

O senso comum diz que investir numa pós-graduação pode abrir portas, enriquecer as suas perspectivas e satisfazer a sua curiosidade intelectual natural – mas tenha o cuidado de tomar uma decisão com os seus interesses e futuro em mente.
Antes de fazer uma pós-graduação, coloque estas questões a si próprio:
- A pós graduação irá melhorar as minhas perspectivas de emprego e vai trazer-me vantagem competitiva no mercado de emprego?
- Sinto que devo especializar-me e tenho interesse em desenvolver os meus conhecimentos num assunto específico dentro da minha área?
- Gostaria de seguir uma carreira onde a qualificação profissional é necessária?
- As qualificações de pós-graduação são reconhecidas e recompensadas na minha área de atividade?
Se respondeu sim a todas estas questões, pode-se dizer que é seguro apostar numa pós-graduação.
Perspectivas de emprego
É difícil ser notado num mercado de trabalho tão competitivo e lotado como é provavelmente o seu. Investir num curso de pós-graduação relevante aumentará o seu nível de conhecimentos especializados, em comparação com uma licenciatura – e aqui poderá ter desde logo vantagem sobre quem não tirou pós-graduação. Além disso terá a oportunidade de se envolver com empresas e tutores durante o curso, o que só por si poderá ser uma mais valia para entrar no mercado de trabalho.
O que dizem as estatísticas?
Embora ter uma pós-graduação possa não significar necessariamente um salário maior, pode aumentar o nível de responsabilidade no trabalho e encurtar a sua espera para a promoção. Na verdade, os alunos de pós-graduação têm maior probabilidade de estarem empregados do que seus colegas de licenciatura.
Eis algumas das mais importantes… Estas competências são bastante valorizadas para um empregador, logo um pós-graduado terá preferência, por norma, sobre um licenciado. Esqueça a relação que teve com os seus professores durante a licenciatura. Numa pós-graduação tudo muda. Trata-se de um estilo de ensino diferente, em que o aluno praticamente é um colaborador do corpo docente. Enquanto na licenciatura, o aluno trabalha “para” o professor, na pós-graduação ele trabalha “com” o professor. A oportunidade de fazer contactos e interagir com especialistas na sua área é uma das grandes mais valias da pós-graduação. Sim! Para os licenciados que já estão a trabalhar, tirar uma pós-graduação é sempre uma chance de adicionar uma dimensão extra à sua carreira. Por outro lado, é uma boa ideia caso a pessoa queira dar um novo rumo à sua vida profissional, mesmo dentro da área onde se encontra a trabalhar. Se procura novos desafios profissionais na sua carreira, tirar uma pós-graduação pode sem dúvida dar-lhe muitas luzes sobre para onde poderá ir. Investir numa pós-graduação poderá ser também uma boa forma de obter uma melhor preparação para poder vir a ter o seu próprio negócio, uma vez que o mune de experiência e know-how. Veja também:
Competências base adquiridas durante uma pós graduação
Uma relação diferente entre o aluno e os professores
Contacto com especialistas
Vale a pena tirar uma pós-graduação quando já se está a trabalhar?
Qualificar-se para ter um negócio próprio