Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
20 Mar, 2023 - 13:49

DS7: novo modelo eleva o requinte no segmento dos SUV de luxo

Valdemar Jorge

O novo DS7 está mais luxuoso e refinado. A marca francesa deixou cair o nome “Crossback”. Conheça o novo modelo e as suas ambições.

Novo DS7

O mercado premium está mais forte. A mudança de paradigma que começou há largos meses está cada vez mais presente e a marca de luxo francesa do Grupo Stellantis não quer perder o comboio do sucesso. Para isso dotou o DS7 de novos e sofisticados argumentos com o intuito de o diferenciar no seio do panorama dos SUV de luxo.

O DS7 enquadra-se no segmento C dos veículos premium. Agora que foi revisto, a nova versão apresenta-se no mercado com ambição de subir ainda mais a fasquia do luxo, design, conforto, tecnologia e prazer de condução.

Não quebrando definitivamente amarras com a versão anterior, lançada em 2018, o novo DS7 apresenta, no entanto, secção frontal redesenhada e recebe sofisticado sistema de iluminação Pixel LED.

Este, além do ganho de visibilidade, acrescenta ao DS7 uma exclusiva assinatura luminosa, combinada com um conjunto de cinco faixas luminosas colocadas a toda a altura do para-choques, o que resulta num total de 33 LED.

A inovação do design luminoso do DS7 projeta-se também na secção traseira com a sua colocação numa faixa metálica escurecida a toda a largura da viatura. No grande portão traseiro evidencia-se agora a denominação DS Automobiles, que sucede ao antigo Crossback.

Entretanto, o visual exterior do novo DS7 mantém porte avantajado, anunciando habitáculo desafogado e bagageira generosa com 555 litros de capacidade.

DS7: luxo, espaço e conforto

O design forte e poderoso do exterior do DS7 prolonga-se no habitáculo espaçoso, luxuoso, e claro, confortável, a convidar para longas e descontraídas viagens.

Mantendo a estrutura do anterior DS7, o facto que mais se destaca no habitáculo do novo modelo é a introdução de novos materiais e o reforço de tecnologia.

Para personalização da viatura, a marca francesa disponibiliza ampla gama de opcionais que atendem ao gosto dos mais exigentes clientes. Desde o couro utilizado nos modelos mais elegantes, até aos materiais em microfibra presentes nas versões com carácter mais desportivo, a oferta é diversificada.

Uma certeza podem ter os diversos utilizadores do DS7. Os diferentes níveis de equipamento disponibilizados primam pela atenção aos detalhes, qualidade da construção e durabilidade dos materiais.

O espaço em todos os lugares é bom, com os ocupantes a poderem usufruir de bancos cómodos que convidam a longas viagens, mas que também proporcionam aconchego, nas deslocações pendulares em cidade. Têm ainda ergonomia correta e recebem sistema de aquecimento e massagem.

Habitáculo dominado pela tecnologia

No que diz respeito à tecnologia, a DS propõe dois ecrãs de grandes dimensões (12 polegadas) colocados no painel de bordo completamente digitalizado.

Um dos ecrãs é o monitor da instrumentação e acolhe novos ambientes. O outro, colocado na consola central, concentra a informação multimédia utilizando para tal a tecnologia Iris System, com função de reconhecimento de voz e comandos táteis.

O novo modelo vê ainda reforçado o conjunto de sistemas tecnológicos, como o DS Active Scan Suspension (analisa a estrada à frente da viatura), DS Night Vision (câmara de infravermelhos com capacidade de deteção de ciclistas, peões e animais numa distância até 200 metros à frente da viatura), DS Driver Attention Monitoring e DS Drive Assist.

Em conjunto com outros modernos sistemas de assistência eletrónica, o DS7 posiciona-se, assim, como um modelo capaz de executar condução autónoma de nível 2.

Do conjunto de sistemas tecnológicos presentes no DS7 destacar também o Head-Up Display com realidade aumentada. O equipamento, devido a um efeito ótico, apresenta os dados de modo a acompanhar a visão do condutor, num espaço com 21 polegadas de diagonal.

Ainda no habitáculo, realçar o elegante e exclusivo relógio analógico da B.R.M. (modelo R180) colocado no painel de bordo. Segundo a DS este foi “imaginado e concebido em parceria com a “B.R.M. Chronographes” e emerge de forma magistral da sua caixa assim que se liga o veículo.

Frente do novo DS7
O novo modelo DS7 eleva a fasquia no segmento dos SUV de luxo

DS7: motorizações híbridas, plug-in e diesel

A marca francesa disponibiliza o DS7 com uma motorização diesel – 130 BlueHDi –  e três versões híbridas plug-in, com 225, 300 e 360 cv de potência máxima combinada.

A versão híbrida com duas rodas motrizes, designada E-Tense 225, está equipada com motor a gasolina – PureTech, de 180 cv –, associado a motor elétrico, montado na dianteira –, que debita 110 cv de potência. A potência combinada destes dois motores é de 225 cv.

As versões equipadas com motorizações híbridas – E-Tense 4×4 300 e 360 –, têm tração às quatro rodas e estão equipadas com dois motores elétricos, um por eixo, com potências de 110 e 112 cv, respetivamente. Estes estão associados ao motor a gasolina PureTech 200. As potências combinadas destes motores são de 300 e 360 cv, respetivamente.

As versões híbridas recebem caixa automática de oito velocidades e bateria de 14,2 kWh. Esta permite que a autonomia em modo 100% elétrico seja de até 65 km na versão de duas rodas motrizes e de até 57 km nos modelos de 4×4.

Versão híbrida plug-in de 360 cv mais refinada

A DS é conhecida pelo refinamento dos seus automóveis. Pelo que a versão PHEV E-Tense 4×4 de 360 cv tem um tratamento especial, que lhe permite cumprir o sprint 0-100 km/h em 5,6 segundos.

Desde logo, conta com mudanças operadas pela DS Performance (divisão desportiva da marca) como novo mapeamento do motor e a adoção de tecnologias como o Energy Coach inspirada nos modelos de competição. Este sistema ajuda o condutor a acompanhar e a melhorar as fases de travagem e, consequentemente, o ritmo de recuperação de energia.

A versão mais potente do DS7 recebe ainda tratamento especial no que toca ao chassis, mais baixo 15 milímetros, e as vias são mais largas: 24 mm na frente e 10 mm na traseira.

A segurança é um prioridade pelo que a versão mais potente do DS7 recebe discos de travão dianteiros com 380 milímetros de diâmetro e pinças, também com a assinatura da DS Performance.

Para reforçar a exclusividade o DS7 E-Tense 4×4 de 360 cv tem pintura Lacquered Grey, jantes de 21 polegadas e apontamentos em preto, na carroçaria.

O DS7, um dos modelos mais emblemáticos da DS Automobiles, está disponível nas versões Bastille, Performance Line (Performance Line+, exclusiva da versão PHEV, de 300 cv), Rivoli e Ópera. Os preços arrancam nos 50.735,00 euros, com a versão Bastille diesel de 130 cv ou a partir dos 56.165,00 euros, para a versão Bastille plug-in de 225 cv.

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