Miguel Pinto
Miguel Pinto
16 Nov, 2021 - 17:45

Ensaio Huawei Watch 3: um passo em frente nos smartwatch

Miguel Pinto
Patrocinado por:

Fomos experimentar o novo Huawei Watch 3 e o resultado não podia ser melhor. Ideal para quem deseja um smartwatch ao mesmo tempo elegante e prático.

Mulher com Huawei Watch 3

Longe vão os tempos em que o relógio de pulso era um elemento que apenas servia para ver as horas. O advento dos smartwatch trouxe consigo uma panóplia de funcionalidades que fazem deles um gadget quase indispensável para monitorizar quase tudo o que nos rodeias e para nos dar indicações preciosas sobre como o nosso corpo se comporta em determinadas situações. O mercado é vasto, as ofertas multiplicam-se, mas desta vez experimentámos o Huawei Watch 3.

Uma das marcas distintivas dos smartwatch da Huawei é sua forma, redonda, fora dos cânones habituais neste tipo de produtos, que procuram configurações geométricas mais retilíneas. O vidro arredondado, e muito resistente, aumenta essa sensação de termos no pulso um relógio dito “normal”, mas a verdade é que logo às primeiras utilizações percebermos estar perante um produto de qualidade premium, cujo preço atrativo o transforma numa das melhores opções do mercado para quem anda a pensar investir num smartwatch.

Huawei Watch 3: escolha o seu mostrador preferido

Desde logo, é um aparelho que permite um assinalável grau de personalização, seja na vasta oferta tecnológica que disponibiliza, seja no simples facto de poder, por exemplo, trocar a bracelete para a cor que melhor combina consigo ou com o seu estado de espírito. Depois de devidamente colocado no pulso, é uma experiência imersiva, e até viciante, na descoberta de todas as potencialidades do Huawei Watch 3.

O modelo que testámos, apresenta o já distintivo ecrã AMOLED, com 1,43 polegadas, com um brilho e uma nitidez notáveis, ideal para ser consultado em qualquer situação de iluminação. Ligado, o Huawei Watch 3 permite escolher entre um assinalável número de mostradores (Watch Faces), que vão desde os mais radicais ( com números e letras estilizadas), até aos mais clássicos (fazendo-nos recuar até ao tempos de antanho, dos relógios de ponteiros). Mas se estes são apenas pormenores, já o sistema operativo que a marca decidiu incluir neste smartwatch, o HarmonyOS 2, é toda uma nova experiência.

Huawei AppGallery incluída

Esta aposta permite que os aparelhos da Huawei não estejam dependentes de entidades externas para oferecer um vasto leque de configurações, ao mesmo tempo que demonstra uma velocidade assinalável na execução das apps que o smartwatch pode acumular ( e que podem ser diretamente descarregadas a partir da Huawei AppGallery). A capacidade de armazenamento melhorou de forma considerável, sem se notarem grandes oscilações em termos de desempenho.

Ainda em termos de design e funcionamento, o Huawei Watch 3 disponibiliza agora uma coroa rotativa, para uma experiência mais suave e intuitiva. Já o segundo botão é fundamental para iniciar, por exemplo, o programa de treino de uma forma rápida. E é também na área do fitness que este smartwatch se destaca.

Treino com Huawei Watch 3

Ideal para fitness

Para explorar as capacidades anunciadas, decidimo-nos por um treino exterior de uma hora, intercalando corrida e caminhada. Escolhida a opção (a partir do generoso menu de aplicações em estilo grade) entre as muitas dezenas de tipos de treino disponíveis, foi altura de colocar os pés ao caminho. E aqui, o Huawei Watch 3 mostrou de que raça é feito.

Não há nenhum sensor de monitorização em falta, desde os tradicionais tempo, velocidade, inclinação, passos ou calorias despendidas, até à frequência cardíaca, GPS ou sensores de movimento.

No final do treino, recebemos um relatório completo do esforço despendido, que quando sincronizado com a app Saúde da Huawei, permite estabelecer um histórico que  pode ser fundamental para ajustar planos de treino.

E como a saúde é um fator primordial, o Huawei Watch 3 permite ainda a deteção de saturação de oxigénio no sangue (SpO2), mede o nível de stress e regula a qualidade do sono. Como se pode ver, todas as indicações fundamentais para quem gosta de fazer exercício controlado e saber a quantas anda.

Outra coisa a ter em conta em pleno treino: para além de poder ouvir a sua música preferida, o Huawei Watch 3 ainda lhe permite fazer e receber chamadas, através de uma conexão autónoma, conseguida ao ativar o serviço eSIM do seu smartphone. Correr e falar não é a combinação perfeita, mas numa situação de emergência pode dar sempre jeito.

Huawei Watch 3: bateria para 3 dias

A bateria do Huawei Watch 3 deve durar, em média, cerca de 3 dias. Durante o ensaio que fizemos, e mesmo com uma utilização intensiva, este smartwatch não desmereceu, conseguindo neste particular performances bastante agradáveis. Dispõe de uma opção de bateria ultralonga, desativando algumas conexões. O carregamento sem fios é feito a partir de uma base circular (com ligação USB), com um tempo estimado de 120 minutos para que a bateria fique de novo no máximo.

Mais do que um mero smartwatch, o Huawei Watch 3 é um surpreendente prolongamento de cada pessoa. Um movimento de pulso ativa o aparelho, iniciando-se uma aventura de descoberta de um vasto de número de aplicações e features (como o obturado remoto para que fique sempre na fotografia), numa interface agradável e muito intuitiva de usar. É mais uma aposta ganha por parte da Huawei, que assim se posiciona na frente do pelotão.

Huawei Watch 3

Conheça já esta novidade!