ebook
           
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Patrocinado por Escola Virtual - Grupo Porto Editora
Ekonomista
Ekonomista
21 Jun, 2022 - 11:28

Salários para quem tem ensino superior estão em queda

Ekonomista

O relatório do Estado da Nação, da Fundação José Neves, é hoje apresentado, numa sessão que conta com convidados como António Damásio, Alanis Morissette ou António Horta Osório.

professor na sala de aulas no ensino superior vazia

Os salários dos trabalhadores com ensino superior caíram, em média, 11% na última década, e recuaram 3% para os que têm o secundário, revela o relatório “Estado da Nação: Educação, Emprego e Competências em Portugal”, da Fundação José Neves.

A edição de 2022 do relatório é apresentada hoje, através da plataforma digital e nas redes sociais da Fundação José Neves, tendo como oradores o ex-primeiro-ministro e antigo presidente da Comissão Europeia Durão Barroso, o neurocientista António Damásio, a cantora Alanis Morissette, o gestor António Horta Osório, entre outros.

Pode seguir o evento ao vivo aqui.

De acordo com o estudo, entre 2011 e 2019 o salário médio dos portugueses aumentou apenas para os trabalhadores com o ensino básico, na ordem dos 5%, sobretudo por força do aumento do salário mínimo nacional e por via da negociação coletiva.

Já os trabalhadores com o ensino superior e com o secundário registaram, em média, perdas reais nos salários de 11% e de 3% respetivamente na última década.

Veja também