Um estudante sem-abrigo de 20 anos, do Texas, nos Estados Unidos da América, que viveu na rua os últimos três anos, terminou o ensino secundário como o melhor da sua turma e conquistou mesmo uma bolsa de estudo numa universidade.
O seu percurso de vida foi recheado de dificuldades e, à primeira vista, a história de Liyjon DeSilva tinha tudo para correr mal.
A mãe morreu quando tinha apenas cinco anos. Depois passou a andar de casa em casa, morando com vários familiares e sofrendo maus-tratos. Até que ficou sozinho e a viver na rua.
Foi aí que o jovem deu mostras da sua força. Quando tudo o encaminhava para uma vida de crime e pobreza, escolheu continuar a ir à escola. E este estudante sem-abrigo conseguiu esconder o que se passava, de professores e colegas.
Durante três anos, dormiu em parques de estacionamento, em jardins ou junto a piscinas. Apesar de tudo, não fala de tempos difíceis. Fala antes do passado como uma experiência de aprendizagem.
Até que foi encontrado a dormir num parque e a escola teve conhecimento daquilo porque passava. Os professores conseguiram arranjar-lhe uma casa sem custos e fizeram uma campanha de crowdfunding para o ajudar com as necessidades básicas.
Como terminou o ensino secundário como melhor aluno da turma, este estudante sem-abrigo acabou por ganhar uma bolsa de estudo e vai para a Universidade do Minnesota.
“O que é que era suposto eu fazer? Podia ter desistido de tudo. Mas tive uma oportunidade, porque não aproveitá-la?”, disse o jovem aos jornalistas.
Por isso, quando pensar em desistir de alguma coisa, pense primeiro neste exemplo de vida!
Veja também:
06 Jul, 2016 - 09:15
06 Jul, 2016
As dificuldades que marcaram a vida deste estudante sem-abrigo podiam ter feito dele um caso perdido. Mas a força de vontade venceu!