Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Silva
Inês Silva
01 Jul, 2016 - 08:39

Ano letivo com apenas dois semestres?

Inês Silva

Associação de diretores escolares sustenta que o ano letivo no ensino básico e secundário dividido em apenas dois semestres seria positivo para os alunos.

Ano letivo com apenas dois semestres?

Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), acredita que a existência de apenas duas épocas de avaliação, uma em fevereiro e outra no final do ano letivo, seria benéfico para o sucesso educativo e para o combate ao abandono escolar.

Diretores e Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação, reuniram no final de março onde foi apresentada a proposta da alteração, mas a Organização do Ano Letivo de 2016/2017 voltou a definir mais um ano letivo dividido em três períodos.

Este ano, e tendo em conta que as pausas coincidem sempre com o calendário religioso do Natal e da Páscoa, está previsto um ano letivo dividido num primeiro período de 67 dias, um segundo de 54 e um último de 29 dias. Consulte o Calendário Escolar 2016/2017.

“Por exemplo, um aluno que tem negativa nos dois primeiros períodos, fica desmotivado e não acredita que consegue recuperar num período de apenas 29 dias”, defendeu Filinto Lima, sublinhando que “é preciso vontade política para fazer a mudança”.

O presidente da ANDAEP admite que a proposta foi apresentada “um pouco tarde” para conseguir mudanças imediatas: “Estas medidas exigem discussão e debate, se bem que junto dos diretores e professores acolhem todo o interesse”.

Veja também: