Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
17 Fev, 2020 - 16:02

Como explicar à sua filha o que é a menstruação?

Teresa Campos

Se não sabe como explicar à sua filha o que é a menstruação, fique com dicas de como abordar este tema tão importante na vida de uma rapariga.

mãe a conversar com filha sobre a menstrução

Se tem dúvidas como e quando abordar o assunto, se não sabe exatamente como explicar à sua filha o que é a menstruação, então siga as nossas indicações que o vão ajudar e muito a orientar esta conversa tão importante para si e para as jovens aí de casa. E não se esqueça: este é um artigo para mães e para pais!

Longe vão os tempos em que a menstruação era um tema tabu e os pais nada explicavam às filhas relativamente ao que estava prestes a acontecer ao seu corpo. A menarca (primeira menstruação) é uma etapa marcante do desenvolvimento das raparigas e, por isso, deve ser encarada com entusiasmo e de forma esclarecida por pais e filhas.

Como explicar à sua filha o que é a menstruação? Dicas infalíveis

Jovem rapariga com dores da menstruação

Falar sobre o período tem como principal objetivo ajudar a sua filha a preparar-se para as alterações fisiológicas naturais da puberdade e que advêm dessa primeira menstruação. Embora, muitas vezes, o tema já tenha sido abordado na escola, tal não substitui o importante papel dos pais nesta matéria.

Preparar a sua filha para o que é a puberdade e a menstruação e mostar-lhe que deve encarar esta fase com um sorriso é um trabalho fundamental que os pais devem ter, de forma a garantir que a auto-estima e a auto-confiança da jovem não ficam afetadas por estas mudanças corporais e fisiológicas.

Quando falar?

Esta será, talvez, a dúvida mais frequente. Isto, porque, tal como acontece com as conversas sobre sexualidade, os pais nunca sabem exatamente quando abordar o tema. Na verdade, não há uma altura específica para falar sobre este assunto.

Porém, é importante que esta conversa ocorre antes da primeira menstruação aparecer, de forma a que a sua filha não seja totalmente apanhada de surpresa e, quando a menarca surgir, já esteja sensibilizada para aquilo de que se trata. Este aspeto é fundamental para que não haja quaisquer traumas ou situações de pânico.

Na generalidade dos casos, a primeira menstruação surge entre os 11 e os 13 anos. Por isso, um pouco antes destas idades é importante começar a sensibilizar a criança para algumas alterações fisiológicas que irá sentir e que estão relacionadas com a pré-puberdade e puberdade (tais como, desenvolvimento mamário, surgimento de pelos pubianos, odor nas axilas e aumento da produção de hormonas sexuais, entre outras).

Como abordar o assunto?

Assim, quando começar a detetar as primeiras mudanças fisiológicas na sua filha, deve começar a ter pequenas conversas sobre o tema, sempre de forma leve e descontraída. Evite discursos muito longos e demasiado científicos. O ideal é que na conversa explique tanto o que é o ciclo menstrual, como o que é usar um penso higiénico.

Além disso, as explicações devem ser sempre adequadas à ida, simples, diretas e objetivos, havendo espaço para a jovem colocar questões e dúvidas. A ideia é que ela se sinta o mais à vontade possível.

Dores menstruais
Veja também Dores menstruais: o que são, quando devem preocupar e o que fazer

O que é o ciclo menstrual?

Início do ciclo: O ciclo inicia-se com as primeiras manchas de sangue da menstruação. O ciclo dura, em média, 28 dias, durante o qual são libertadas hormonas que preparam o corpo para uma possível gravidez.

Meio do ciclo: Nesta fase, é libertado dos ovários um óvulo. Quando não existe fecundação, esse gâmeta desfaz-se e é expelido.

Final do ciclo: Nesta altura, em caso de não gravidez, o tecido que reveste o útero (endométrio) desprende-se, provocando um sangramento que é expelido pela vagina. A isto se chama menstruação, a qual pode durar entre 3 a 7 dias. O primeiro dia de menstruação marca o final e, simultaneamente, o início de um novo ciclo.

Explicadas as principais etapas do ciclo menstrual, é essencial dar a entender à sua filha que todo este processo pode e varia de menina para menina e que não há nenhum problema em relação a isso.

difrentes formas de explicar à sua filha o que é a menstrução

Dúvidas

Como já dissemos, deixar que a sua filha partilhe as suas dúvidas e anseios é o mais importante. Por isso, anote algumas ideias chave que podem ajudá-la a responder às questões da jovem aí de casa

  • A menarca pode surgir entre os 8 e os 16 anos, sendo mais comum entre os 11 e os 13 anos de idade.
  • A mentruação não dói. Pode sim causar algum incómodo ou desconforto, que pode ser controlado com a toma de medicação específica.
  • Normalmente, a menstruação acontece todos os meses e dura cerca de 3 a 5 dias, até a mulher entrar na menopausa.
  • A quantidade de sangue expelida durante a menstruação vai sempre depender de rapariga para rapariga, podendo mesmo variar ao longo da vida da mulher.
  • Os pensos higiénicos, tampões e copos menstruais são todos eles soluções possíveis para os dias de menstruação. Independentemente do método utilizado, a sua troca e a higiene íntima são essenciais para evitar infeções e outros problemas.
  • Além dos cuidados de higiene mais específicos, uma rapariga menstruada não tem de alterar qualquer hábito ou rotina diária.
Veja também