O Facebook anunciou, no dia 20 de junho de 2018, através de comunicado em blog oficial, que vai permitir que administradores de alguns grupos daquela rede social comecem a cobrar uma subscrição aos elementos dos grupos.
A empresa liderada por Mark Zuckerberg vai possibilitar que administradores de grupos cobrem entre 4,99 e 29,99 dólares mensais para a associação exclusiva de elementos em certos grupos.
Facebook está a testar a subscrição mensal paga em grupos
Grupos relacionados com parentalidade, culinária e limpeza doméstica serão os primeiros grupos a ter esta funcionalidade, sendo este processo ainda um teste.
O objetivo do Facebook com esta funcionalidade de subscrições pagas é fazer com que os administradores de grupos, que despendem de muito tempo e esforço para dinamizar e fazer crescer as suas comunidades, possam ser remunerados e consigam assim focar-se mais na criação e gestão de conteúdo.

Fonte da imagem: Facebook/Divulgação
“O feedback que temos dos administradores de grupos é que estes estão à procura de formas para os ajudar a ganhar dinheiro de modo a conseguir fomentar a interação com os elementos dos seus grupos e continuar a apoiar as suas comunidades. O que muitos administradores fazem hoje é depender de ferramentas adicionais para monitorizar e recolher pagamentos. Os grupos com subscrição foram criados para facilitar aos administradores o acesso a ferramentas embutidas nos grupos deste tipo, de modo a poupar-lhes tempo no que toca a oferecer conteúdo aos elementos dos seus grupos. Os elementos dos grupos agora podem fazer a subscrição e gerir a mesma através da app do Facebook para iOS e Android”, explicou Alex Deve, Product Director e responsável pelos Grupos do Facebook.
Por exemplo, a blogger de lifestyle Sarah Mueller fundou um grupo de Facebook chamado Organize My Home que tem uma subscrição mensal para os seus membros de 14,99 dólares.
Veja também: