A cidade de Vila Nova de Foz Côa, no Douro Superior, receberá a 6ª edição do ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ (FVDS). Este é um dos palcos principais no que toca a vinhos, sabores e a música. Terá lugar no EXPOCÔA – Centro de Exposições de Vila Nova de Foz Côa, mas a animação estender-se-á a toda a cidade.
Frente a frente entre produtores e consumidores
A inauguração oficial do Festival do Vinho do Douro Superior 2017 está marcada para sexta-feira, dia 19 de maio, às 18h00, e contará com a presença de um representante do Governo e do Presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa – Gustavo de Sousa Duarte – que é. aliás, o grande mentor desta iniciativa.
Ao longo dos últimos anos, o FVDS tem ajudado a dinamizar esta sub-região do Douro e a potenciar a cidade como a “Capital do Douro Superior”, celebrando o carácter e singularidade dos vinhos do Douro Superior.

O FVDS terá a presença dos melhores produtores desta sub-região e inúmeras atividades ao longo dos três dias. O programa oficial do evento contempla o habitual ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior’ e o anúncio dos respetivos resultados, assim como um Colóquio, subordinado este ano ao tema “Um Rio de Patrimónios, da Foz à Nascente”. A coordenação é de João Paulo Martins: crítico de vinhos do Expresso e da VINHO – Grandes Escolhas.
De sublinhar ainda as presenças já confirmadas de três convidados de peso: o jornalista Francisco José Viegas, o Professor Bianchi de Aguiar e o enólogo João Nicolau de Almeida.

Mas não é só de vinhos que vive este festival, a ele juntam-se os imprescindíveis sabores que estarão presentes nos stands e espaços de restauração do evento, onde poderão encontrar iguarias de Vila Nova de Foz Côa, mas também dos concelhos circundantes: Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor.
São mesmo três dias de entrada livre completamente dedicados ao melhor da sub-região mais a montante do Douro. Além da mostra de vinhos, o festival contará com as habituais provas comentadas por especialistas: três no que toca aos vinhos (brancos, tintos e do Porto); e uma de azeites.

A animação musical será uma constante, embora haja o especial destaque para a noite de sábado que oferecerá um memorável concerto de Tony Carreira, onde a entrada é gratuita.
Recorde-se que a edição de maio de 2016 foi visitada por cerca de 7.000 pessoas. O evento contou com a presença de 60 stands de vinhos e dez ligados aos sabores e gastronomia local. Para este ano prevê-se semelhante sucesso.
Veja também: