Ekonomista
Ekonomista
24 Mai, 2019 - 07:02
Fim dos testes de balão ao álcool: carros vão ter alcoolímetro

Fim dos testes de balão ao álcool: carros vão ter alcoolímetro

Ekonomista

Polícia vai deixar de lhe pedir para “soprar no balão”. Novos carros vão ter alcoolímetro incorporado com um imobilizador que impede que o veículo arranque.

O artigo continua após o anúncio

A União Europeia prepara-se para implementar novos sistemas de segurança obrigatórios nos novos modelos de veículos, tendo como objetivo prevenir acidentes rodoviários.

Um deles, que entrará em vigor em 2024 (para os novos modelos) e, em 2026, para todos os carros matriculados, será o da incorporação de um alcoolímetro nos veículos com um imobilizador – que impede que o carro arranque quando ultrapassados os limites legais estabelecidos para conduzir.

Além deste sistema de segurança, que acabará de vez com os testes de balão ao álcool, existe ainda um vasto conjunto de sistemas a implementar.

Fala-se, por exemplo, de um  limitador inteligente de velocidade; de alertas de falta de atenção ao volante; de um detetor de sintomas de sonolência; de uma câmara traseira; de um dispositivo de paragem de emergência; e de sistemas de proteção traseira e lateral.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp