ebook
           
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Patrocinado por Escola Virtual - Grupo Porto Editora
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
28 Jul, 2022 - 13:07

Fita de led no teto do quarto: instale em 3 passos

Catarina Milheiro

Os seus filhos não falam de outra coisa? Saiba como instalar fita de led no teto do quarto de forma fácil e veja os resultados por si mesmo.

Gostava de experimentar a nova tendência de decoração de quartos? A verdade é que a utilização de fita de led no teto quarto tem vindo a crescer – principalmente entre os mais novos – e as inspirações espalhadas pela internet são já várias.

Como sabemos, a iluminação é crucial em qualquer divisão da casa. Mas é nos quartos onde nos vestimos, arranjamos e passamos grande parte do nosso tempo (especialmente os mais jovens).

A fita de led é um acessório que surge não só para iluminar, como também para melhorar a decoração, dependendo do conceito.

Falamos de uma fita flexível que pode ser facilmente instalada por qualquer pessoa e que para os mais diversos fins. Fique connosco e saiba tudo sobre esta nova moda.

3 passos para instalar fita de led no teto do quarto

Se os seus filhos não param de falar sobre a instalação de fita de led no teto do quarto, então este artigo é para si. Para além de gastarem muito pouca energia, este tipo de fitas são uma opção bastante económica para quem gosta de personalizar os ambientes.

E se já navegou pelo TikTok ou pesquisou no Pinterest, sabe que esta é já uma tendência em todo o mundo. Afinal, é possível mudar a iluminação do quarto escolhendo a cor e a intensidade das fitas de led, garantindo um destaque bonito.

No fundo, o importante é compreender que este tipo de fitas funciona como iluminação indireta, deixando apenas algumas partes e detalhes do quarto com luz. Além disto, precisam de uma fonte de alimentação intitulada de “driver”.

1.

Decida onde vai instalar a fita de led e tire medidas

A fita de led pode ser instalada nas sancas e tetos dos quartos de forma rápida e eficaz. Para isso, basta que defina o local de instalação e que meça, com a ajuda de uma fita métrica, o local. Desta forma, é possível definir quantos metros de fita serão necessários.

Normalmente, as fitas de led já vêm com marcas de corte para facilitar a personalização das medidas do produto. Por isso é esta tarefa é sempre a mais fácil.

Em alguns casos, poderá ser preciso furar a parede e colocar uns suportes de fixação das fitas de led. Para tal, use uma broca com a devida espessura para o efeito. Isto é, adequada para perfurar superfícies de madeira, gesso, metal, concreto ou vidro.

2.

Aplique a fita de led no teto

Assim que souber onde vai colocar a fita de led, é necessário aplicá-la. No caso de esta não ter fita de dupla face por trás dos led’s, pode utilizar uma cola instantânea ou de contacto.

Não se esqueça de deixar a ponta com os conectores numa posição que favoreça a ligação posterior à tomada. No caso concreto de tetos e sancas, o ideal será mesmo ligar o acessório perto do ponto de energia, fazendo com que este seja acionado pelo interruptor.

3.

Faça a ligação elétrica

Apesar de, normalmente, a fita de led vir já com o plug necessário para fazer a ligação à tomada, nem sempre acontece. Por isso mesmo, saiba que este também poderá ser adquirido em separado caso haja necessidade.

Para fazer a ligação elétrica, coloque os fios da fita de led no conector que vem com o produto, tendo sempre atenção à polaridade do mesmo (ou seja, basta encaixar e prender os parafusos com uma chave de fendas fina).

Por fim, junte o conector e o plug que liga à tomada para conseguir iluminar o quarto e terá a fita de led instalada no teto ou sanca de forma simples, rápida e eficaz.

Vantagens da iluminação com fita de led no teto do quarto

É um acessório elétrico, moderno e permite criar diferentes ambientes num só espaço

A fita de led pode ser encontrada em diversas cores que ajudam ainda mais a compor o ambiente do quarto. Atualmente, existem 3 modelos de cor:

  • Luz branca quente: com um tom amarelado e é parecida com as lâmpadas incandescentes. É mais indicada para uma iluminação aconchegante;
  • Luz branca fria: com uma tonalidade branca, as lâmpadas são parecidas com as fluorescentes e permitem visualizar melhor as cores do quarto;
  • Luzes RGB: trata-se de um modelo colorido e cada vez mais famoso. As tonalidades, intensidade e o ritmo podem ser controlados de forma remota.

É uma opção durável e económica

As fitas de led têm uma ótima resistência a alterações climáticas, sendo que as luzes podem ter uma vida útil entre 50 a 100 mil horas.

Além disto, não gastam quase energia nenhuma quando comparadas com a iluminação regular que temos espalhada pela casa.

É seguro

Não emitem raios ultravioleta nem infravermelhos, ao contrário do que muitos pensam. Por isso mesmo, estas fitas são seguras quer na instalação, como na sua utilização. Para além disto, não dissipam calor e não aquecem o quarto.

Inspirações com fitas de led no teto do quarto

Luz branca fria

Para uma decoração simples e moderna, a luz de led branca é bastante versátil e não pesa no ambiente.

Luz branca quente

A luz quente confere aos ambiente conforto visual. A fita de led desta tonalidade, quando instalada no quarto, transmite aconchego visual e dá um toque de modernidade ao espaço.
Use e abuse, por todo o teto.

Luz RGB para os mais jovens

É uma febre entre os mais jovens e a verdade é que não é difícil de entender. As cores podem ser ajustadas via comando próprio ou app – o que permite criar diversificados ambientes, de acordo com o estado de espírito do momento.

Para um quarto especial

Uma secretária para estudos, jogos ou trabalho, ou um espaço de maquilhagem. Ambientes especiais ganham destaque com a iluminação de led no teto.

Para os aventureiros

A fita de led no teto do quarto fica perfeita quando combinada com outra tendência que tem feito a cabeça dos mais novos: o projetor de estrelas.
Impossível ficar indiferente a um espaço como esse.

Veja também