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Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
17 Out, 2019 - 12:25

Franchising imobiliário: saiba como conseguir o seu próprio negócio

Mónica Carvalho

Ser o seu próprio patrão parece-lhe uma ideia atrativa? Então, abrir um franchising imobiliário pode ser uma boa solução.

franchising imobiliário

O franchising é uma fórmula empresarial que visa a parceria entre duas entidades jurídica e financeiramente distintas e autónomas. Neste caso, iremos abordar melhor o franchising imobiliário, de que forma pode abrir um negócio deste género e quais as vantagens em tornar-se consultor imobiliário.

Esta profissão tem vindo a crescer nos últimos anos fruto do desenvolvimento imobiliário em Portugal e de um mercado em constante evolução e movimento. Assim, torna-se numa profissão atrativa a vários níveis. como pelo dinamismo ou pelos rendimentos que se possam conseguir.

O setor imobiliário disponibiliza, assim, grandes oportunidades empresariais e profissionais, extremamente rentáveis. Saiba mais sobre o tema.

Por que deve optar pelo franchising imobiliário

Optar por abrir um franchising imobiliário, ou noutra área qualquer, apresenta algumas vantagens que, à partida, poderão facilitar o trajeto até ao sucesso.

casal com consultor imobiliário

Marca reconhecida

Começar um novo negócio é algo desafiante, nomeadamente para que as pessoas reconheçam a marca criada. Com um franchising, esse problema não se verifica, dado que “adota” um nome familiar e que já tem algum peso no mercado.

Processo chave na mão

Depois de escolher o espaço para abrir o franchising imobiliário, de acordo com os critérios definidos pela marca, serão fornecidos todos os materiais para adaptar e instalar o seu negócio.

Além disso, com esta ajuda, terá um investimento inicial baixo.

Estrutura de sucesso

A experiência e os resultados das unidades franchisadas ajudam demonstrar a eficiência de um franchising.

Apoio empresarial

Mesmo que seja novo no mundo dos negócios, quando opta por um franchising não está apenas a contar com um nome que lhe trará reconhecimento, mas também com uma rede de apoio para que possa tirar as suas dúvidas, pedir sugestões e dicas.

Esse apoio passa por diversas situações:

  • Formação inicial;
  • Layout para montra de loja e decoração interior;
  • Layout para cartões de visita e ferramentas de promoção;
  • Fornecimento de documentos necessários;
  • Modelo de gestão experiente com profissionais credenciados;
  • Partilha da experiência e know-how;
  • Ferramentas de Marketing, tecnológicas, gestão, comercial.

Abrir um franchising imobiliário: passo a passo

Agora que já viu as vantagens deste processo, mostramos o que deve fazer para conseguir abrir um franchising.

1. Escolher a marca

Atualmente, há várias imobiliárias no mercado, pelo que deve analisar bem as existentes para escolher aquela com a qual mais se identifica, bem como às condições de franchising disponibilizadas.

2. Entrar em contacto

Uma vez escolhida a marca em específico, é necessário entrar em contacto com os franchisadores do seu interesse e solicitar mais informações e dissipar todas as dúvidas.

3. Escolher a localização

Numa área como o imobiliário, este é um fator chave: deve ser um local bem localizado, com estacionamento ou acesso a transportes públicos, com bastante afluência de pessoas , preferencialmente, sem problemas associados à zona.

4. Escolher a equipa

Se para o seu franchising for necessária uma equipa, essa é a etapa seguinte. E não se preocupe em dispensar tempo neste processo, porque realmente é bastante importante escolher as pessoas certas para o acompanhar neste desafio.

Deve escolher os colaboradores mais motivados e eficientes para o seu negócio.

5. Investir e pedir financiamento

Para que o início do seu negócio de franchising imobiliário decorra sem problemas, deve possuir capital próprio para um investimento inicial de 30% a 50%.

Além disso, será necessário apresentar um fundo de maneio para os períodos iniciais de atividade.

Evite pedir um financiamento excessivamente elevado, dado que os ganhos podem demorar a chegar.

6. Assinar o contrato

Após ler tudo com atenção e de ter percebido bem o que lá consta, se for necessário, recorra a um advogado para ajudar a desmistificar tudo, está na altura de assinar o contrato.

O que significa ser consultor imobiliário?

entregar chaves de casa

“O agente imobiliário vende casas e ajuda os clientes a encontrar um imóvel para comprar.”

Esta é uma forma bem simplista de entender a profissão e que está bem longe da verdade. E para compreender melhor, saiba que o trabalho de um consultor imobiliário tem em conta quatro parâmetros fundamentais. Saiba quais são.

Prospeção

Esta primeira fase relaciona-se com a análise do mercado de modo a deter um profundo conhecimento sobre o mesmo. Um consultor imobiliário deve saber tudo sobre a zona de atuação para poder fazer o seu trabalho o melhor possível.

Angariação

A angariação é uma das partes mais importantes do trabalho de um consultor imobiliário, especialmente quando há muita procura por propriedades, como acontece atualmente. Só com uma boa carteira de imóveis poderão dar respostas mais direcionadas aos desejos e necessidades dos clientes.

Todavia, o processo de angariação é extremamente complexo e implica “avaliar o valor da propriedade, preparar uma apresentação de serviços e criar um plano de Marketing para explicar ao cliente como será conduzido o processo de venda.”

Venda

Não é um processo tão simples como: “tenho um imóvel que corresponde ao pretendido pelo meu cliente e fecho a venda.” Num mercado tão competitivo como o de hoje, é necessário ter conhecimentos adicionais para concretizar a venda, nomeadamente de arquitetura, design de interiores e até requisitos legais.

Acompanhamento e gestão de clientes

Comprar uma coisa implica um grande investimento, a reunião de diferentes tipos de documentos e, como tal, quanto maior for a ajuda do consultor imobiliário nesse sentido, mais apoiados os clientes se irão sentir.

E como se costuma dizer que a melhor, e mais antiga, estratégia de Marketing é o passa a palavra, fazer uma venda bem-sucedida com o devido apoio aos clientes poderá atrair mais clientes no futuro.

É importante ter a noção de que a relação com os clientes não termina com a venda.

Ser consultor imobiliário: sim ou não?

Vantagens

  • Construir uma carreira profissional sólida;
  • Flexibilidade de horários;
  • Participar ativamente na realização de sonhos dos clientes;
  • Sem limite de idades;
  • Remuneração atrativa – à base de comissões;
  • Aumentar conhecimentos gerais;
  • Conhecer pessoas novas frequentemente.

Desvantagens

  • Demorar para alcançar o sucesso;
  • Ter um horário flexível implica trabalhar fora de horas incluindo fins-de-semana;
  • Poderá haver meses sem qualquer rendimento;
  • Lidar com diferentes pessoas, diferentes personalidades;
  • Saber dar resposta adequada a diferentes expetativas.
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