Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
16 Mai, 2018 - 10:21

Google Maps com realidade aumentada e outras novidades

Ana Duarte

O Google Maps vai ter uma série de novas funcionalidades, como modo de realidade aumentada, recomendações de restaurantes, entre outros. Fique a saber mais.

Google Maps com realidade aumentada e outras novidades

A Google apresentou novas funcionalidades para o Google Maps durante a conferência anual Google I/O, a 8 de maio de 2018. As novidades incluem um modo de realidade aumentada (RA) do Google Street View, que permite seguir direções em tempo real e uma funcionalidade chamada “For You”, que consiste em recomendações personalizadas para ajudar o utilizador a conhecer novos locais perto do sítio onde vive.

Realidade aumentada chega ao Google Maps

A nova funcionalidade de RA combina o Street View com dados do Google Maps e com uma transmissão ao vivo feita a partir da câmara do smartphone que faz a cobertura em tempo real de rotas reais, aparecendo setas no ecrã e o nome da rua para ajudar o utilizador a saber para onde ir.

É semelhante ao que a Google queria fazer com a versão original do Google Glass, mas sem haver a necessidade de usar um gadget específico de RA.

Maps

Fonte da imagem: Google/Divulgação

O Maps vai ter um novo separador chamado “For You”, que consiste em recomendações feitas de forma personalizada para cada utilizador.

Para isto, a Google vai usar um novo sistema de correspondência que vai gerar uma pontuação pessoal acerca do que considera que o utilizador vai gostar na recomendação com base em “likes” atribuídos anteriormente, críticas feitas e preferências de menus guardadas. Por exemplo, o Maps vai saber se gosta de comida chinesa e não de pizza e vai ter isso em conta nas suas recomendações.

A Google também vai adicionar funcionalidades sociais ao Maps, fazendo com que seja possível partilhar vários locais com amigos de uma só vez e votar nesses locais em tempo real, de modo a que, por exemplo, se possa decidir onde ir jantar.

A Google não deu datas para o lançamento da funcionalidade de RA no Maps, sendo que os recursos sociais e de recomendação de locais daquele serviço vão ser implementados no final deste verão em Android e iOS.

Veja também: