Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
17 Fev, 2020 - 11:22

Quer fazer uma horta em casa? Confira os truques para grandes colheitas

Mónica Carvalho

Ter legumes ou ervas aromáticas por perto pode dar uma grande ajuda na hora de cozinhar. Descubra os truques infalíveis para ter uma horta em casa.

horta em casa

Se procura ideias para fazer uma horta em casa, mas não sabe por onde começar, então, chegou ao sítio certo. Aqui encontrará os truques que o farão render grandes colheitas e, com isso, ter em casa os seus próprios legumes ou ervas aromáticas, para dar um toque ainda mais especial aos seus cozinhados.

Afinal, ter uma horta em casa pode trazer grandes benefícios no combate ao stress, à fadiga, à má disposição e, até, aos estados de depressão e ansiedade.

Estar na sua horta e cuidar dos seus vegetais pode ser uma forma de aliviar o mal-estar provocado pelos problemas que acumula no dia a dia.

Ao mesmo tempo, esta é, também, uma forma de começar uma alimentação mais saudável. Sim, a atividade é o mote ideal para ser mais saudável à mesa, dado que inclui mais vegetais na alimentação e porque está a cultivá-los de forma naturalmente, sem recorrer a químicos.

Está na hora de colocar mãos à obra e dar alguma ordem e significado ao quintal de casa.

6 ideias para fazer uma horta em casa

mãe a trabalhar na horta com filho

Plante diretamente na terra

Tem um quintal com espaço, mas não sabe bem o que fazer nem como aproveitar o espaço? Criar uma horta em casa é a solução ideal. A primeira sugestão, nesse sentido, é plantar sementes ou mudas de plantas diretamente na terra, ver os cuidados a ter com a mesma e, claro, colocar uma placa identificativa para não se esquecer do que semeou e onde.

Vasos

Os vasos são uma alternativa prática de começar a ter a sua própria horta em casa e de forma simples e organizada.

A outra grande vantagem deste sistema é a possibilidade de ter vasos de vários tamanhos, materiais, formatos e cores, o que permitem decorar o espaço da forma que achar mais apropriada.

Embalagens recicladas

Se é das pessoas que gosta de reutilizar tudo, esta pode ser uma excelente ideia para si. Reutilize as garrafas de água e de refrigerantes, ou até os garrafões, para usar como vasos na sua pequena horta feita em casa. Recicle: é uma ideia barata, rápida e sustentável.

Floreiras

As floreiras proporcionam um aspeto bonito e cuidado a qualquer espaço e são ótimas para espaços de tamanhos mais reduzido ou desorganizado. Como resultado, terá uma horta em casa mais compacta e, ainda assim, ter tudo o que precisa.

Paletes e caixas de madeira

As caixas de madeira são uma excelente ideia para hortas em casa, assim como as paletes que tem lá encostadas a um canto sem saber que utilidade lhes dar. Reaproveita materiais e pode configurá-los ao seu próprio gosto. Melhor é impossível.

Canteiro com tijolos

O resto de material de obras também pode ser perfeito para criar uma horta em casa bem original. Por isso, se tem alguns tijolos perdidos, sem saber o que lhes fazer, está na altura de lhes conferir um destino bem mais simpático: transformá-los em caixas para plantar o que desejar.

Como criar uma horta em casa

Considere as suas opções

Em primeiro lugar deve escolher o que vai plantar: legumes, ervas aromáticas? Ambos? E quais? Considere sempre os alimentos da preferência da sua família, pois serão os mais fáceis de consumir, logo estará a dar o devido aproveitamento à hora que criar.

Escolha o local certo para a sua horta em casa

Na maioria, os vegetais precisam de 6 a 8 horas de sol por dia, logo, deve encontrar o local no seu quintal que mais se adequa a estas características.

Esta etapa é especialmente importante para garantir que as suas plantações tenham os requisitos de luz atendidos para que possam prosperar e crescer cheias de vida.

Mas não desespere se não conseguir cumprir com este requisito: opte por plantar outras coisas, que não tenham tanta necessidade de luz.

Cuide do solo

Quanto mais fértil e friável for o solo, melhor para o crescimento das suas plantações. Se o seu solo estiver excessivamente húmido, pobre e infértil ou muito ácido ou alcalino e isso pode refletir-se nos frutos que irá ou não colher no futuro.

Nesse sentido, deve trabalhar o solo, pois é essencial para preparar novos canteiros para semear ou plantar; é isto que permite que as raízes penetrem no solo com mais facilidade para aceder à água e nutrientes.

Chegou a hora de plantar

Já tem as sementes do que vai plantar, já tem o local escolhido para o efeito, assim como o método que vai utilizar consoante as sugestões que lhe providenciamos e agora está na hora de deitar mãos à obra.

Confirme todas as instruções e siga tudo como sugerido, para que não ocorram falhas no processo.

Água na hora e quantidade certa

É necessário ir regando as suas plantações, sendo que a periodicidade com que o faz, bem como a quantidade de água a usar, depende sempre dos legumes ou ervas aromáticas em causa.

Pelo que, mais uma vez, siga as devidas sugestões.

Proteja o jardim

Para ajudar a manter a sua horta saudável, se tiver oportunidade, cubra o solo com alguns centímetros de cobertura. Isto faz com que não seja necessário regar com tanta frequência, ao mesmo tempo que impede que a luz solar atinja diretamente o solo, evitando, ainda, a propagação de ervas daninhas.

horta em casa: O que cultivar e quando?

porta de casa a dar para jardim com horta

Apesar de poder ter a sua preferência sobre o que vai cultivar, é importante ter em atenção qual o período indicado para cada tipo de sementes. Confira este guia que lhe será muito útil.

  • Janeiro: beringela, cenoura, cerefólio, couve, alface, ervilha anã, rabanete, pimento, alho francês, fava, nabo, tomate;
  • Fevereiro: beringela, cenoura, rabanete, cerefólio, chicória, melancia, pimento, alho francês, couve, tomate, aipo, melão, alface, cebola, nabo;
  • Março: beringela, beterraba, cenoura, aipo, cerefólio, chicória, couve, pepino, curgete, espinafre, ervilha anã, alface, melão, nabo, cebola, alcega, pimento, rabanete, tomate, feijão;
  • Abril: beringela, manjericão, beterraba, cenoura, aipo, cerefólio, couve, couve-flor, alho francês, abóbora, pepino, espinafre, feijão, alface, milho, melão, nabo, acelga, pimento, rabanete, tomate, curgete;
  • Maio: beterraba, alcachofra, cenoura, alho francês, cerefólio, couve, pepino, curgete, couve de Bruxelas, espinafre, feijão, alface, milho, nabo, cebola, abóbora, rabanete, agrião;
  • Junho: alcachofra, cenoura, aipo, cerefólio, chicória, brócolos, pepino, couve flor, abóbora menina, feijão, alface, alcega, ervilhas, rabanete, funcho;
  • Julho: beterraba, cenoura, cerefólio, chicória, pepino, curgete, funco, couve chinesa, feijão, nabo, rabanete, alface;
  • Agosto: cerefólio, chicória, espinafre, agrião, couve chinesa, feijão, nabo, rabanete, alface;
  • Setembro: cerefólio, chicória, couve, agrião, espinafre, ervilha anã, cebola, nabo, rabanete, alface;
  • Outubro: cenoura, cerefólio, couve, espinafre, ervilha anã, alface, fava, rabanete;
  • Novembro: agrião, cenoura, cebola, fava, alface, ervilha anã, rabanete;
  • Dezembro: agrião, cenoura, cebola, fava, alface, ervilha anã, rabanete, alho.

Onde pode comprar sementes?

Se tiver algum horto perto de casa, então, faça uma visita, com tempo, para ver todas as suas possibilidades e inspirar-se verdadeiramente.

Caso contrário, pode comprar sementes para plantar online ou em algumas lojas bem conhecidas.

Veja também