Se antigamente o seu consumo era apenas associado a dias festivos e a uma zona do país, hoje há vários momentos e locais para comer leitão assado fora da Bairrada.
De Norte a Sul do país há diversos restaurantes para usufruir desta delícia gastronómica que é um excelente embaixador do que de melhor se come em Portugal. E, em tempos de confinamento, por que não aproveitar para se deliciar com esta iguaria no conforto e segurança de sua casa?
Como é óbvio, ninguém contesta a “paternidade” da região da Bairrada no que ao leitão diz respeito. Mas a verdade é que este já se transformou num prato que galgou as fronteiras regionais, entrando no roteiro da gastronomia nacional.
Por isso é que um pouco por todo o país é possível comer leitão assado de grande qualidade, a maior parte da vezes com a designação “à bairrada” bem visível. De Norte a Sul o leitão assado é uma iguaria a que muito pouca gente resiste.
7 locais para comer leitão assado fora da Bairrada

Monte dos Leitões, Guimarães
Na cidade onde nasceu Portugal, também se come bom leitão, nomeadamente no Monte dos Leitões, onde este prato é preparado com todo o rigor que o tradicional método exige.
O leitão é proveniente de um fornecedor da Bairrada e depois assado em forno de lenha, tal como se quer.
O restaurante disponibiliza o serviço de take away para se deliciar com este repasto em sua casa.
- Morada: Travessa de São Mamede, 225, Monte Largo, Azurém, Guimarães
- Conhecer o restaurante
Manjar dos Leitões, Póvoa de Varzim
Num prédio moderno, à beira da antiga estrada nacional 13 e com estacionamento à porta encontra-se o Manjar do Leitões. É este o local para comer leitão na Póvoa de Varzim.
“Os leitões são de bom tamanho, assam em fornos próprios com o tempero, o calor e o tempo adequados, ao almoço e ao jantar, e chegam à mesa com a pele estaladiça, a carne macia, o sabor delicioso, acompanhados com batatas fritas finas, também estaladiças, e salada”. É a promessa do espaço, que já nos criou água na boca.
Pode aproveitar para fazer a sua encomenda através do Instagram do restaurante ou através do site. Assim garante que há leitão disponível para satisfazer o seu apetite.
- Morada: Aldeamento Santana Rua 5 – Bl 1 P Nº 51, Póvoa de Varzim
- Conhecer o restaurante
O Zé Pacheco, Gondomar
Situado em Baguim do Monte, bem perto do centro do Porto, “O Zé Pacheco” há mais de 30 anos que é uma referência nacional na confecção e venda para fora de leitão assado.
A aventura começou com a venda de leitões vivos pelas feiras a norte. Mais tarde, o fundador, José Gadelho Castro, decidiu arranjar um espaço para começar a confecionar a iguaria, naquela que foi uma ação considerada bastante inovadora. Hoje, é um dos espaços de referência na região do Grande Porto.
O restaurante ajustou-se também aos tempos especiais que vivemos e, como tal, disponibiliza esta verdadeira delícia para comer em casa. Quer em regime de take away – com desconto de 5% se fizer a encomenda online – quer para entrega em casa, em concelhos do Grande Porto.
- Morada: Rua D. António Castro Meireles, 897, Baguim do Monte, Gondomar
- Conhecer o restaurante
Rui dos Leitões, Coimbra
Este restaurante é uma casa de aspeto tradicional com salas amplas, onde pode desfrutar de um excelente leitão da Bairrada, considerada a especialidade do local, assim como o Bacalhau à Casa, Costeleta de Novilho ou Bife à Casa.
Com o peso em vivo a oscilar entre os seis e os oito quilos e de tenra idade (entre um mês a mês e meio de idade), o leitão sai do leite materno para se transformar numa iguaria preparada para que possa desfrutar de grande sabor.
Os principais pratos que compõem a carta do Rui dos Leitões estão também disponível para take away, incluindo o famoso leitão, pois claro.
- Morada: Rua da Barraca – Fornos, 3020-923 Torre de Vilela
- Conhecer o restaurante
Dom Leitão, Lisboa
O restaurante Dom Leitão bem pode regozijar-se com a qualidade do serviço que tem vindo a prestar, o que o torna num dos melhores espaços para comer leitão assado fora da Bairrada.
Para ajudar à fama, o restaurante também recebe algumas das melhores vozes do fado português, o que torna possível desfrutar no mesmo local de tantas coisas boas nacionais.
Leitão, batata frita ou assada e um bom vinho a acompanhar podem também ser encomendados para desfrutar em casa.
- Morada: Estádio do Casa Pia – Pina Manique, 1500-462 Lisboa
- Conhecer o restaurante
Antiquários dos Leitões, Loulé
No Sul também é possível desfrutar de um delicioso leitão, mais propriamente em Loulé, onde se localiza o restaurante Antiquários dos Leitões.
O local possui uma ementa pequena, o que permite “garantir a qualidade dos cozinhados aqui preparados”.
Além do leitão, pode também comer bacalhau, bife e frango, acompanhados de uma grande variedade de vinhos de qualidade.
E o melhor de tudo? Seja em regime de take away, seja para entrega, sem precisar sequer de sair de casa. Melhor que isto, só mesmo quando estiver à mesa a saborear tão incrível repasto.
- Morada: Estrada Nacional 125, 8100-087 Loulé
- Conhecer o restaurante
Flor do Ave, Trofa
Avelino Azevedo, apoiado pelos seus filhos Artur e Fernando, decide em 1983 fundar o Restaurante Flor do Ave na Trofa, com uma pequena sala de capacidade para 100 pessoas. Eram servidos os mais diversos pratos da cozinha tradicional portuguesa, destacando-se o muito apreciado “Bacalhau à Flor do Ave”.
Anos mais tarde sentem a necessidade de expandir a sua oferta e adicionam o leitão assado como nova especialidade. Estava lançada uma receita de sucesso, que se prolonga até aos dias de hoje. Conta com 18 fornos de onde podem sair 70 leitões assados a cada duas horas. E um deles pode ir direitinho para sua casa. O serviço de entregas em casa do restaurante Flor do Ave está também disponível. Basta fazer a sua encomenda por telefone.
- Morada: Rua 16 de Maio, 2291/2307 – Bairros, S. Tiago de Bougado
- Conhecer o restaurante
Por que é o leitão da Bairrada tão popular?

Tudo começa pelo tipo de carne utilizada. Antes demais, é preciso ter em conta que o peso ideal do animal em vivo é entre 7 a 8kg e as raças de maior qualidade são Bísara e Malhado de Alcobaça.
Depois segue-se o tempero, cuja tradição implica o uso de alho, sal pimenta, salsa, toucinho, banha de porco e folha de louro. Depois de bem untado com a pasta preparada, introduz-se os temperos, que devem também ser introduzidos na barriga e nas restantes partes vazias do animal. Em seguida, cosem-se os rasgos e realizam-se umas picadas na pele e nas coxas para a pele ficar bem estaladiça enquanto assa.
No processo de cozedura, nada melhor do que utilizar um forno a lenha, de preferência aquecido também com cascas ou madeira de eucalipto ou vides, até à temperatura de 300ºC. O leitão deverá assar lentamente durante cerca de 2 horas em espeto de louro, que deve ser rodado lentamente, para que asse de forma uniforme. Durante o processo ainda se deve borrifar o leitão com vinho branco da Bairrada, para tornar a pele mais estaladiça e impedir que esta queime.
Quando cozinhado, o leitão da Bairrada deve ser consumido quente ou morno para que os seus aromas fiquem mais intensos. Mas o empratamento também é algo bem tradicional e o que confere a fama a esta refeição. O leitão deve ser servido com a pele virada para cima, sem sobrepor a carne e acompanhado de rodelas de laranja.
A preparação do processo do leitão da Bairrada é complexa, mas que resulta num prato final cheio de sabor e história.