David Afonso
David Afonso
24 Jan, 2024 - 12:21

6 dicas para limpar o tablier de forma simples e rápida

David Afonso

Saiba como deve limpar o tablier do seu carro de forma impecável, com produtos usados pelos profissionais. Veja aqui.

Limpar o tablier

Se quer aumentar o tempo de vida do seu veículo deve sempre apostar na preservação e limpeza de todos os seus componentes. Assim sendo, limpar o tablier regularmente é essencial para conservar o bom estado do seu automóvel (sim, o tablier, leu bem).

O tablier é frequentemente o cartão de visita do carro para um passageiro e, a parte que mais verá durante as suas viagens, a seguir apenas à estrada, para a qual deve dirigir o seu olhar com atenção.

Por esta mesma razão, é importante verificar se o tablier está em bom estado e mantê-lo limpo se o quiser vender.

Neste artigo explicamos então os melhores métodos para saber como limpar eficazmente o tablier do seu carro e deixá-lo como novo!

Como é que posso limpar o tablier?

Para limpar o tablier, primeiro considere como está sujo, porque se não tiver sido limpo durante muito tempo, a primeira coisa a fazer é usar um aspirador de pó para remover as impurezas mais importantes.

Isto evitará arranhar a superfície do painel de instrumentos ao limpar. A partir daí, começará o processo de limpeza do tablier passo a passo.

1

Conhecer bem o seu carro

Certifique-se de conhecer bem os materiais do tablier para poder escolher o produto certo e aplicá-lo corretamente. Nem todos os produtos são indicados para determinadas superfícies.

2

Primeiro use água

Recomendamos que utilize um recipiente de água e o misture com sabão neutro, embora existam outros produtos de limpeza de automóveis que também podem ser úteis. Enxaguar bem o pano e aplicá-lo em toda a sua superfície.

3

Utilizar um pano seco

Para completar a tarefa acima referida. Humedeça-o antes de limpar o carro, mas desta vez dispense o sabão, e limpe novamente para remover qualquer resto de sabão e sujidade.

Use vários panos para obter a melhor limpeza do seu tablier e use, de preferência, panos de microfibras, um para secar e limpar, e outro para aplicar o produto.

4

Concentre-se nas saídas de ar

Esta é uma das partes mais sensíveis do tablier de um automóvel. Mas, a sua limpeza é fundamental para o bom funcionamento do ar condicionado.

A melhor coisa a fazer nesta etapa é utilizar um pequeno pincel ou pincel que nos permitirá aceder aos locais mais complicados.

5

Limpar o ecrã tátil

Se a viatura tem um ecrã tátil, muito comuns nos carros mais modernos, também ha regras para uma limpeza mais eficiente.

Utilize um pano limpo e suave, como, por exemplo, um pano utilizado para limpar óculos. Se continuar a ser visível sujidade ou dedadas, aplique uma pequena quantidade de álcool no pano. Não verta nem pulverize álcool no visor. Não utilize detergente nem qualquer tipo de solvente para limpar o  visor.

5

Aplique polimento

Para obter um resultado perfeito, utilize um produto de polimento que lhe permita tirar o máximo partido do painel de instrumentos. Pode comprar este tipo de produto em qualquer oficina de manutenção automóvel.

Dizer ainda que para conseguir um acabamento mais profissional, pode utilizar produtos de limpeza de interiores de automóveis. Existem muitos produtos feitos especificamente para limpar o tablier que pode encontrar facilmente nas lojas da especialidade ou até nas grandes superfícies comerciais mais comuns.

Quais os produtos mais indicados para limpar o tablier do carro?

Hoje em dia, as opções são imensas e os resultados obtidos vão variando consoante a forma de aplicação do produto e os componentes utilizados pelas próprias marcas.

Ainda assim, a grande maioria dos utilizadores aconselha a utilização de produtos de limpeza e, no final, de condicionadores para limpar o tablier e garantir que não ficam nenhumas manchas.

Sem esquecer que, como referido, é importante conhecer o material do tablier.

Neste sentido, seguem-se alguns dos tipos de produtos indicados para limpar o tablier do carro.

  • Limpa tudo APC: um produto universal e neutro, por isso não é agressivo para os materiais do carro. Adequado para todas as partes do carro, incluindo os estofos.
  • Innerclean: um produto que é simultaneamente um produto de limpeza e um amaciador. É especialmente concebido para utilização em superfícies de plástico e vinil.
  • EinsZett Cockpit: um produto de limpeza especialmente concebido para o tablier, embora a sua composição seja também adequada para utilização em metal e vidro.
  • Meguiars Quik Interior Detailer: um produto de limpeza que funciona eficazmente em plástico, couro, vinil e metal. Pode até ser utilizado em equipamento áudio.
  • Autobrill: um dos produtos mais acessíveis, disponível em cadeias automóveis e especificamente concebido para utilização em plásticos.
  • Toalhetes de limpeza para carro: além dos toalhetes de limpeza, existem toalhetes de traço que podem ser aplicados com um pano, mas que não requerem o uso de água.
  • Renovador de plástico: são produtos que vão um passo além dos produtos de limpeza e cuja composição permite, por exemplo, recuperar parte da cor perdida dos plásticos.

Com efeito, após esta leitura é hora de limpar o tablier do seu carro. Bem, se calhar é melhor começar pelos produtos que não tem em casa. Felizmente, fizemos essa lista por si!

Veja também

Artigos Relacionados