Márcio Matos
Márcio Matos
24 Jan, 2023 - 14:43

Malta: da histórica La Valeta ao paraíso das piscinas naturais

Márcio Matos

Malta é um destino fantástico que promete recantos de areia branca, banhados pelo Mediterrâneo, enseadas rochosas e piscinas naturais únicas.

Piscina natural em Malta

Se está a pensar num destino fora do país para as suas próximas férias e aproveitar o melhor que o Mediterrâneo tem para lhe oferecer, Malta é uma hipótese que deve manter no topo da sua agenda.

A verdade é que nos últimos anos, Malta tem sido um dos destinos preferidos dos portugueses, pois oferece praias paradisíacas, aventura, quintas, campo e muito mais.

Não obstante ser uma ilha de dimensões algo reduzidas, a verdade é que a região tem muitos motivos de interesse que prometem tornar as férias deste ano inesquecíveis.

Malta: pequeno em tamanho, grande em atrações

Cidade de La Valetta em Malta
La Valeta, a espetacular capital de Malta

A República de Malta é um país insular, localizado no sul da Europa, cujo território ocupa as Ilhas Maltesas, arquipélago situado no Mar Mediterrâneo. Com uma área terrestre de 316 km², este é um dos países mais pequenos países da Europa, com a maior densidade demográfica do continente.

A sua capital é Valeta e a maior cidade é Birkirkara. O maltês é a língua nacional e o inglês a língua co-oficial.

Malta conta cerca de 7000 anos de história e um dos melhores climas da Europa. Em relação a Portugal, fica a apenas cerca de duas horas de distância de avião e tem para oferecer uma série de atrações, em ilhas como as de Malta, Gozo e Comino.

Para além das praias paradisíacas e piscinas naturais, há sítios arqueológicos, declarados Património Mundial pela UNESCO, e paisagens que serviram de cenário a filmes emblemáticos como Tróia, Gladiador, Munique, O Conde de Monte Cristo, Vicky ou Alejandro Amenábar.

Malta: principais pontos turísticos

1

St. Peters Pool

Esta é uma curiosa formação geológica que guarda águas azul-turquesa paradisíacas. É comum os visitantes subirem à falésia e saltarem para esta piscina natural, localizada perto de Marsaxlokk, no sudeste da ilha. É um local de passagem obrigatória para os fãs de snorkeling.

2

Mellieha Bay

Esta é a maior e mais popular praia de areia da ilha de Malta. Fica a noroeste da ilha, tem bandeira azul e disponibiliza diversas atividades relacionadas com desportos aquáticos. Portanto, esta é uma excelente praia para visitar com amigos ou crianças e passar uma boa porção de tempo em divertimentos de água.

3

Golden Bay

Já na zona oeste da ilha, fica esta praia bastante popular, acessível e muito visitada para assistir aos belíssimos pôres-do-sol.

4

Baía Ghajn Tuffieha

Esta outra praia situa-se a noroeste de Malta e é conhecida por ser bastante tranquila, rodeada de vegetação e de uma beleza natural única. Trata-se de uma baía muito procurada por quem deseja descansar e encontrar um espaço para relaxar, em contacto com a Natureza.

Barcos no Mar de Gozo em Malta
5

Paradise Bay

Com um areal de menor dimensão, esta praia fica no meio de um enclave de vegetação, na zona norte da ilha. A vegetação, a areia branca e a água azul-turquesa fazem desta uma praia verdadeiramente paradisíaca.

6

Gnejna Bay

Esta baía de areia, pedras e falésias fica próxima da Golden Bay, na zona oeste da ilha. Trata-se de um local muito popular, mesmo entre os malteses, sendo habitual visitarem-no aos domingos para fazer churrascos e conviverem com a família e amigos.

7

Ilhas de Gozo e Comino

Estas duas ilhas são também muito populares e de visita obrigatória. Nelas pode ficar a conhecer:

  • Lagoa Azul (Comino): um dos locais mais emblemáticos deste país, com a sua praia de água azul, límpida e transparente.
  • Baía de Ramla (Gozo): esta praia é caraterizada pela sua areia de tons avermelhados, cor-de-laranja e dourados, rodeada por uma natureza deslumbrante. Foi aqui, segundo a Odisseia de Homero, que Ulisses esteve 7 anos em cativeiro da ninfa Calipso.

Fique a saber mais informações sobre o turismo de Malta, aqui.

Veja também