ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Márcio Matos
Márcio Matos
27 Mai, 2021 - 10:23

Malta: praias e piscinas naturais num verdadeiro paraíso

Márcio Matos

Malta é um destino fantástico que promete recantos de areia branca, banhados pelo Mediterrâneo, enseadas rochosas e piscinas naturais únicas.

Turistas a nadar em Malta

Se está a pensar num destino de férias fora do país para descansar e relaxar com o melhor que o Mediterrâneo tem para lhe oferecer, Malta é uma hipótese que deve manter no topo da sua agenda.

A verdade é que nos últimos três anos, Malta tem sido um dos destinos preferidos dos portugueses, pois oferece praias paradisíacas, aventura, quintas, campo e muito mais. Não obstante ser uma ilha de dimensões algo reduzidas, a verdade é que Malta tem muitos motivos de interesse que prometem tornar as férias deste ano inesquecíveis.

Malta: pequeno em tamanho, grande em atrações

Cidade de La Valetta em Malta

A República de Malta é um país insular, localizado no sul da Europa, cujo território ocupa as Ilhas Maltesas, arquipélago situado no Mar Mediterrâneo. Com uma área terrestre de 316 km², este é um dos países mais pequenos países da Europa, com a maior densidade demográfica do continente. A sua capital é Valeta e a maior cidade é Birkirkara. O maltês é a língua nacional e o inglês a língua co-oficial.

Malta conta cerca de 7000 anos de história e um dos melhores climas da Europa. Em relação a Portugal, fica a apenas cerca de duas horas de distância de avião e tem para oferecer uma série de atrações, em ilhas como as de Malta, Gozo e Comino.

Para além das praias paradisíacas e piscinas naturais, há sítios arqueológicos, declarados Património Mundial pela UNESCO, e paisagens que serviram de cenário a filmes emblemáticos como Tróia, Gladiador, Munique, O Conde de Monte Cristo, Vicky ou Alejandro Amenábar.

Malta: principais pontos turísticos

Praia na ilha de Malta

1. St. Peters Pool

Esta é uma curiosa formação geológica que guarda águas azul-turquesa paradisíacas. É comum os visitantes subirem à falésia e saltarem para esta piscina natural, localizada perto de Marsaxlokk, no sudeste da ilha. É um local de passagem obrigatória para os fãs de snorkeling.

2. Mellieha Bay

Esta é a maior e mais popular praia de areia da ilha de Malta. Fica a noroeste da ilha, tem bandeira azul e disponibiliza diversas atividades relacionadas com desportos aquáticos. Portanto, esta é uma excelente praia para visitar com amigos ou crianças e passar uma boa porção de tempo em divertimentos de água.

3. Golden Bay

Já na zona oeste da ilha, fica esta praia bastante popular, acessível e muito visitada para assistir aos belíssimos pôres-do-sol.

4. Baía Ghajn Tuffieha

Esta outra praia situa-se a noroeste de Malta e é conhecida por ser bastante tranquila, rodeada de vegetação e de uma beleza natural única. Trata-se de uma baía muito procurada por quem deseja descansar e encontrar um espaço para relaxar, em contacto com a Natureza.

Barcos no Mar de Gozo em Malta

5. Paradise Bay

Com um areal de menor dimensão, esta praia fica no meio de um enclave de vegetação, na zona norte da ilha. A vegetação, a areia branca e a água azul-turquesa fazem desta uma praia verdadeiramente paradisíaca.

6. Gnejna Bay

Esta baía de areia, pedras e falésias fica próxima da Golden Bay, na zona oeste da ilha. Trata-se de um local muito popular, mesmo entre os malteses, sendo habitual visitarem-no aos domingos para fazer churrascos e conviverem com a família e amigos.

7. Ilhas de Gozo e Comino

Estas duas ilhas são também muito populares e de visita obrigatória. Nelas pode ficar a conhecer:

  • Lagoa Azul (Comino): um dos locais mais emblemáticos deste país, com a sua praia de água azul, límpida e transparente.
  • Baía de Ramla (Gozo): esta praia é caraterizada pela sua areia de tons avermelhados, cor-de-laranja e dourados, rodeada por uma natureza deslumbrante. Foi aqui, segundo a Odisseia de Homero, que Ulisses esteve 7 anos em cativeiro da ninfa Calipso.

Fique a saber mais informações sobre o turismo de Malta, aqui.

Veja também