Antigamente as marcas brancas eram uma forte alternativa a quem queria poupar algum dinheiro e fugir aos preços altos das marcas de fornecedor. No entanto, segundo dados do Barómetro da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição divulgados ontem, é notório que os portugueses estão a alterar os seus hábitos de consumo nas compras de supermecercado.
Segundo os dados, o que acontece é que com a crise também os fabricantes baixaram os preços, apresentando actualmente várias promoções e soluções alternativas. Perante este cenário, os portugueses vão preferindo comprar produtos de marca ao invés de comprarem produtos chamados de marca branca.
Pode ler-se em notícia que “as marcas da distribuição também intituladas de marca branca, estão a perder quota de mercado desde 2012, e nos primeiros seis meses de 2014 recuaram dois pontos percentuais em comparação com o mesmo período de 2013. No carrinho de compra dos portugueses, 36,2% dos produtos ostentam a marca do híper ou supermercado, mas há um ano o peso era de 38,2%”.
Paralelamente a esta quebra, as empresas de grande consumo como por exemplo a Unilever ou a Nestlé, têm conseguido ganhar quota de mercado. Desde 2013 que o crescimento registado ronda os dois pontos percentuais. Esta tendência fez com que os grandes fabricantes apostassem mais nas promoções, de forma a conseguirem convencer os consumidores de uma compra económica.
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