Catarina Reis
Catarina Reis
30 Mai, 2023 - 12:20

Top 6 das melhores cidades para a área financeira neste momento

Catarina Reis

Saiba quais são as melhores cidades para a área financeira no contexto mundial – e as razões que as levam a ter tanto potencial.

Se trabalha ou está a ponderar trabalhar na área das finanças, talvez seja boa ideia começar por mudar-se para a cidade certa. Sim, há mesmo uma lista de melhores cidades para a área financeira.

De facto, a ameaça constante de uma crise económica – que já se está a fazer sentir, primeiro com os efeitos naturais de um período pós-pandemia, depois com o despoletar dos valores da inflação causado pela guerra na Ucrânia e, agora, com as quebras financeiras vistas nos EUA – leva a que muita gente sinta necessidade de procurar novos postos de trabalho. 

Porquê trabalhar nas melhores cidades para a área financeira

Há atualmente aspetos muito valorizados pelos trabalhadores, como a flexibilidade e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, mas sobretudo existe a necessidade de olhar para uma crescente escassez nos dias que correm: a estabilidade aliada a boas perspetivas de progressão de carreira.

Trabalhar em finanças pode ser um grande desafio, apresenta algumas dificuldade mas também alguns benefícios. Trata-se de um trabalho aliciante, comparativamente com muitos outros, em termos de valores de salário – e não só. 

Se o setor financeiro é a sua aposta, fique então a saber as nossas dicas para ser bem sucedido nessa área. A Robert Walters, uma empresa de consultoria de recrutamento , apresentou resultados de um estudo que faz um retrato do mercado de trabalho no setor financeiro.

Além de tudo isso, pode ser uma boa oportunidade de impulsionar a sua carreira e aumentar a sua rede profissional.

As 6 melhores cidades para a área financeira

Nova Iorque

Nova Iorque continua a ser considerada a capital financeira do mundo – e a razão para tal é fácil de apontar: a cidade que nunca dorme é a base de todas as maiores empresas financeiras a nível global. 

Wall Street continua a ser o sítio para estar. Goldman Sachs, Morgan Stanley, Citigroup ou JP Morgan Chase são instituições de grande peso mundial, e todas elas são de Nova Iorque.

Nova Iorque é uma cidade muito apetecível para se viver, sobretudo se trabalhar na área financeira – mas a verdade é que também em termos culturais e de vida noturna é, provavelmente, imbatível. 

Londres

Se Nova Iorque estiver fora do nosso alcance, é bom saber que Londres neste momento não lhe fica atrás, se estivermos a falar de áreas como a banca, seguros ou fintech. Bem, e, é claro, se não considerarmos o Brexit um entrave para investirmos a nossa carreira em Londres. 

Tendo em conta todas as dificuldades geradas pela pandemia e pelo Brexit, em 2022 a capital do Reino Unido cresceu 2% na atração de talento estrangeiro. 

Londres posiciona-se de forma firme como a capital financeira do Reino Unido, com uma forte presença dos melhores bancos e corretoras de bolsa internacionais. 

A nível de “trading” monetário, Londres é muito forte neste momento, liderando em mais do dobro comparando com os seus rivais mais próximos. 

Ainda assim, é importante referir que para os mais jovens não é fácil encontrar emprego em Londres nesta área e a contratação de licenciados em serviços financeiros é baixa. 

Hong Kong

Trata-se de uma das melhores cidades para a área financeira da Ásia. É também uma grande porta de entrada para o grande império chinês. Por sua vez, bancos de Hong Kong estão apostados em tornar-se mais digitais. Quanto à procura por este tipo de profissionais financeiros, há uma grande abertura para quem domine o trabalho financeiro na área digital.

Hong Kong pode ser uma cidade cara e super populosa, mas é um destino muito excitante para se viver, para quem aprecia um estilo de vida citadino.

Sidney

A capital australiana está atualmente a passar uma fase de maior dificuldade em talentos tecnológicos qualificados, o que significa uma potencial abertura para o mercado de recrutamento de talentos no exterior. Mais uma vez, a área do digital está a passar por uma fase de grande procura, no setor bancário.

Paralelamente, setores como a inteligência artificial, machine learning ou a automação estão de vento em poupa.

Frankfurt

A Goldman Sachs tem recorrido a esta cidade alemã para novas contratações durante este ano. Frankfurt, apesar de não ter paralelo com outras cidades grandes alemãs, como Berlim, continua a ser conhecida como centro um internacional de fortes infra estruturas financeiras.

Dubai

O Dubai é uma cidade cosmopolita, sendo mesmo a que tem mais habitantes dos Emirados Árabes Unidos, Além disso, parece estar a caminho de se tornar a capital financeira do Oriente Médio.

De entre as bolsas de valores sediadas no Dubai contam-se a Nasdaq Dubai e a Dubai Financial Market, além de muitas outras instituições financeiras globais que vêem esta cidade como um destino muito interessante.

O Dubai é ainda um dos destinos turísticos mais populares do mundo. Quem estiver interessado na cultura árabe e islâmica, culinária árabe, vida noturna ou arte, vai definitivamente sentir-se bem ao viver no Dubai.

Muitos pontos de interesse que valem a pena conhecer fazem parte do Dubai, como o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo.

Veja também