Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
23 Jun, 2018 - 00:00

As 15 melhores praias do centro de Portugal para um verão incrível

Nuno Margarido

Listamos as 15 melhores praias do centro de Portugal, onde se destacam os melhores areais e as melhores condições do litoral português.

As 15 melhores praias do centro de Portugal para um verão incrível

Portugal é um país recheado de praias, com vários quilómetros de areia branca e fina a espreguiçarem-se por esse litoral fora. Banhado pelo oceano Atlântico e com as mais belas dunas e pinhais, o país distingue-se pela boa qualidade de praias que possui. Conheça as 15 melhores praias do centro de Portugal.

As 15 melhores praias do centro de Portugal

1. Praia da Torreira, Murtosa, Aveiro

A praia da Torreira pode ser encontrada entre a ria de Aveiro e o próprio mar. Dona de uma beleza natural única, a praia possui um areal algo extenso e até uma ciclovia para quem pretende passear de bicicleta.

2. Praia de São Jacinto, Aveiro

Já ouviu falar na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto? E na praia que lá existe? Considerada uma das mais belas praias de Portugal, a praia de São Jacinto é outra praia de referência do litoral aveirense – até porque o acesso mais fácil é mesmo através de um ferry.

3. Praia da Barra, Aveiro

A praia da Barra é a praia preferida de todos os aveirenses, não só pelos excelentes acessos que possui mais também pelo reconhecido farol que ainda hoje recebe visitas. A praia é grande, possui um extenso areal e vários restaurantes e bares ao longo da praia. É também um local predileto para a prática do surf.

4. Praia da Costa Nova, Aveiro

A Costa Nova é reconhecida a nível nacional pelas casas características que possui. O local, porém, também possui uma das melhores praias do centro de Portugal. A sul do parque de campismo é até possível encontrar uma praia reservada para nudistas.

5. Praia da Vagueira, Vagos, Aveiro

A praia da Vagueira tem vindo a cativar cada vez mais turistas. O local é calmo e possui acessos de excelência. Ao final da tarde é até possível passear pelos passadiços com uma vista idílica para os lados do oceano. Nesta praia ainda se pratica a Arte Xávega.

melhores praias centro portugal

6. Praia de Mira, Mira

A praia de Mira é uma das mais estranhas ausências de muitas das listas com as melhores praias do centro de Portugal. A praia é recordista em todo o mundo, uma vez que é a única praia condecorada com bandeira azul desde que a distinção foi criada.

7. Praia da Tocha, Cantanhede

A praia da Tocha é uma das melhores praias do centro de Portugal. Popular pelo enorme areal e pelas excelentes infraestruturas, a praia é também muito frequentada por inúmeros pescadores. Bem perto há ainda a Mata Nacional das Dunas de Quiaios.

8. Praia da Cova da Gala, Figueira da Foz

A praia da Cova da Gala possui águas bastante calmas, o que a torna perfeita para aqueles que procuram passar umas férias descansadas com os mais pequenos. A existência de pontões ajuda a proteger os veraneantes do vento.

9. Praia Osso da Baleira, Pombal

A praia Osso da Baleira é uma praia bastante tranquila, escondida pelas dunas e longe dos olhares mais incautos. Nos últimos anos, os acessos acabaram por ser melhorados o que aumentou a frequência de banhistas. A beleza do local, contudo, manteve-se intacta.

10. Praia de São Pedro de Moel, Marinha Grande

Se visitar São Pedro de Moel não fique à espera de encontrar uma praia grande. Muito pelo contrário, a praia de São Pedro de Moel é até algo pequena mas possui um charme único que a torna bastante apetecível para muitos. A praia é protegida por uma colina em forma de concha com casas de estilo aristocrático.

11. Praia da Nazaré, Nazaré

A praia da Nazaré foi um dos primeiros destinos balneares portugueses – e isso é facilmente percetível pela forma como a Nazaré foi construída. O areal é extenso, as infraestruturas estão preparadas para receber veraneantes e à volta há muitos locais que justificam uma breve fuga da praia.

12. Praia de São Martinho do Porto, S. Martinho do Porto

A praia de São Martinho do Porto é muito popular entre famílias que procuram águas calmas para banharem os mais pequenos – é, sem dúvida alguma, uma das melhores praias nesse sentido devido à baía circundante. Há ainda vários desportos náuticos que podem ser praticados.

praias portugal

13. Praia da Foz do Arelho, Caldas da Rainha

A praia da Foz do Arelho é um local muito procurado por quem gosta de praticar surf. O local é excelente para a prática da modalidade, sendo que, logo ao lado, mora ainda a Lagoa de Óbidos para as famílias que procuram águas mais calmas.

14. Praia da Berlenga Grande, Peniche

A praia da Berlenga não é grande mas compensa o diminuto tamanho com um areal limpo, uma água quente e cristalina e um cenário idílico e invejável a muitos filmes de Hollywood. Um dos recantos que vale a pena conhecer em Portugal.

15. Praia do Baleal, Peniche

A praia do Baleal é uma praia vigiada e muito pitoresca com areia macia e bastante espaço para estender a toalha. A praia, tal como muitas outras na zona, é excelente para a prática do surf.

Veja também