Clara Henriques
Clara Henriques
29 Dez, 2015 - 07:45

Mercado de trabalho recupera em 2016

Clara Henriques

2016 trará boas notícias no setor do emprego. As empresas estão cheias de vontade de contratar, principalmente nos sectores da indústria e tecnologia.

Mercado de trabalho recupera em 2016

Ainda não se faz a festa nem se lançam foguetes, mas já se avizinham tempos melhores para os portugueses no próximo ano. Com a economia a dar lentos sinais de retoma, sabe-se agora que as recrutadoras especialistas têm vindo a apontar o próximo ano como o ano de recuperação para o mercado de trabalho. Os setores que mais poderão beneficiar desta tendência positiva, são a indústria e a tecnologia. 

Depois do abalo que a Troika deixou em Portugal, é tempo de arregaçar as mangas e começar a reconstruir a pouco e pouco. É o que estão a fazer as empresas que prometem começar a contratar mais em 2016. À partida, três em cada quatro empresas querem mesmo angariar novos colaboradores já no próximo ano. 

Segundo as recrutadoras, o principal desafio que está em cima da mesa é o de reforçar as equipas que com a crise foram reduzidas aos mínimos e estão em esforço há muito tempo. Daí que os setores mais afetados sejam precisamente o da indústria e o da tecnologia. 

Quais as áreas com mais vagas em 2016?

Na indústria, as empresas revelam que precisam de profissionais “responsáveis por manutenção, produção e logística”. Já na tecnologia, sabe-se que “as profissões mais procuradas estão relacionadas com tecnologias de informação, como por exemplo programadores de Java e .Net, administradores de sistemas ou big data, gestão de negócios online e apoio técnico”.

Mais emprego e aumentos?

Para além de se prever a criação de mais emprego em 2016, há a probabilidade de existirem alguns aumentos salariais, cerca de 1,3 por cento, o que contrasta com a média europeia que anda nos 2,8 por cento.

Entretanto, enquanto 2016 não chega, saiba que o setor que está no topo da lista dos que pagam melhor é o setor da energia!


Veja também: