Publicidade:

Já pode submeter o IRS automático através de uma App

A app IRS, lançada esta semana pela Autoridade Tributária, permite aos seus utilizadores entregarem a declaração automática de rendimentos.

Já pode submeter o IRS automático através de uma App
Ministério das Finanças anuncia lançamento de aplicação móvel

A app IRS oferece aos contribuintes a possibilidade de entregarem a sua declaração automática de rendimentos através do smartphone ou tablet. A aplicação móvel, disponibilizada pela Autoridade Tributária, pode ser utilizada por qualquer contribuinte que esteja abrangido pelo regime do IRS automático.

Este ano, rendimentos referentes a 2016, só têm direito a declarações automáticas de IRS os contribuintes que tenham auferido apenas rendimentos das categorias A e H, trabalho dependente e pensões, que não tenham dependentes a cargo, sem rendimentos provenientes do estrangeiro e que não tenham benefícios fiscais.

A app IRS permite também que os seus utilizadores consultem a sua situação e o estado da declaração de IRS referente ao ano de 2016 já entregue, sabendo desta forma quando chegará o momento do reembolso ou, em caso disso, a fatura para pagar.

A Autoridade Tributária, em comunicado, destaca que “a disponibilização desta nova app IRS é mais um passo no sentido da modernização das formas de interação com os contribuintes, através do desenvolvimento de aplicações móveis que tornem mais fácil, cómodo e intuitivo o cumprimento das obrigações fiscais”.

A app IRS é gratuita e compatível com os sistemas Android e IOS. Está disponível na Play Store e no Itunes.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].