Ekonomista
Ekonomista
14 Mai, 2019 - 10:52

Atualize o WhatsApp! Houve uma quebra de segurança

Ekonomista

Se utiliza o WhatsApp, faça uma atualização o mais rápido possível. Aplicação foi alvo de um ataque informático e pode pôr em causa a sua privacidade.

Atualize o WhatsApp! Houve uma quebra de segurança

Se utiliza o WhatsApp, atualize a aplicação. O Serviço de troca de mensagens foi alvo de um ataque informático e com apenas uma chamada poderão espiar o seu telemóvel.

Ao que se sabe foi a empresa israelita NSO, relacionada com serviços de informação, que criou o spyware – que permite controlar os telemóveis dos utilizadores do WhatsApp.

O software malicioso permite o acesso à lista de contactos, mensagens, emails, localização de GPS, histórico e até permite ativar a sua câmara do telemóvel e o microfone.

Mesmo que não atenda a chamada, o malware é instalado. A chamada não fica no registo, permitindo, aos piratas informáticos, não deixar rasto.

De acordo com o Financial Times, o WhatsApp deu conta do ataque, no início de maio, e atualizou a aplicação de forma a proteger os utilizadores do ciberataque.

Num comunicado, citado pelo The New York Times, o WhatsApp “aconselha as pessoas a atualizarem a sua aplicação para a versão mais recente, tal como a atualizarem o sistema operativo dos seus telemóveis, de forma a ficarem protegidos a potenciais tentativas especialmente dirigidas para comprometer informações alojadas nos seus dispositivos móveis”.

Veja também