Ekonomista
Ekonomista
23 Mai, 2025 - 15:00

Nova plataforma portuguesa quer acabar com o greenwashing na publicidade

Ekonomista

A #Pub – Hashtag Pub é uma plataforma portuguesa que combate publicidade enganosa e promove a transparência nas empresas.

A publicidade enganosa já não passa despercebida. E, em Portugal, ganhou agora um novo inimigo. A plataforma #Pub – Hashtag Pub chegou para levantar o véu sobre práticas duvidosas e devolver confiança à comunicação empresarial.

Criada por Diogo Abrantes da Silva, embaixador do Pacto Climático Europeu, esta ferramenta não tem fins lucrativos. Mas tem um objetivo ambicioso: tornar a publicidade mais transparente, ética e amiga do planeta.

Como funciona a plataforma #Pub – Hashtag Pub?

Cada anúncio pode ter a sua própria página online. Com um simples código QR, qualquer pessoa pode aceder à informação por detrás da campanha. O que promete? O que entrega? É mesmo sustentável? A plataforma ajuda a dar contexto e a responder a estas perguntas.

É uma espécie de lupa digital sobre os mupis e outdoors que vemos todos os dias. E permite detetar, com antecedência, sinais de “greenwashing”.

“Adicionar contexto é uma forma de recuperar essa confiança”, explica o criador da iniciativa. A #Pub junta tecnologia, responsabilidade social e marketing para transformar a comunicação comercial.

Porquê agora?

Em 2026, entram em vigor novas regras da União Europeia. As empresas terão de ser claras e verdadeiras nas suas mensagens ambientais. A #Pub antecipa essa mudança e oferece uma solução simples para começar já.

Como nem só as grandes marcas comunicam, a #Pub oferece recursos gratuitos para PME avaliarem as suas campanhas antes de as colocarem na rua. É uma ajuda prática para quem quer fazer publicidade com consciência e sem desperdiçar recursos.

Com a #Pub – Hashtag Pub, a publicidade em Portugal pode dar um passo importante rumo à ética e à sustentabilidade. A ideia é simples: comunicar com verdade. E, se possível, evitar que o planeta pague a fatura do marketing.

Veja também