A entrada em vigor em Portugal de uma diretiva europeia sobre serviços de pagamentos exige medidas de segurança reforçadas.
Tanto é assim que, já a partir do próximo sábado, dia 14 de setembro, as cadernetas bancárias deixam de poder ser usadas para levantar dinheiro – passando a estar limitadas à consulta do saldo disponível e aos movimentos contabilísticos.
Também as bandas magnéticas dos cartões de débito e de crédito deixam de servir para pagamentos, passando apenas a poder ser usado o chip.
Além disso, os cartões matriz (códigos), que têm sido usados para dar segurança a movimentos de conta bancária online, vão deixar de servir. O acesso à conta bancária pela Internet ou pelas aplicações no telemóvel passa a exigir uma medida extra de acesso. Os bancos vão começar a enviar um código por SMS para o telemóvel dos clientes quando pretendem aceder às suas contas, como medida de segurança extra.
Para já, fica adiada a proibição de pagar com cartão de crédito as compras e serviços adquiridos online, usando apenas o número do cartão e os dígitos de segurança.