Miguel Pinto
Miguel Pinto
12 Jun, 2024 - 16:22

Novo Renault Captur: equipa que vence… evolui

Miguel Pinto

O novo Renault Captur é mais um capítulo de uma história vencedora. Conheça o que mudou e os preços para Portugal.

Novo Renault Captur

O Renault Captur é um sucesso desde 2013. É um daqueles momentos em que todos os elementos se alinharam para dar ao mundo um carro que se tornou uma referência nas estradas nacionais.

Mas como nada é estático, muito menos no mundo automóvel, o Captur evolui e apresenta-se de cara lavada para continuar a trilhar os caminhos cimeiros do mercado.

Os dois modelos que experimentamos revelam que a marca francesa percebeu que este modelo é uma equipa vencedora, mas que, de tempos a tempos, necessita de reforços. No caso, escala-se a oferta em termos de equipamento, sugerem-se novas motorizações, mas a identidade está lá. Intocável.

Não se pense, no entanto, que a Renault apenas decidiu fazer uma ligeira operação de cosmética. Mais do que uma evolução, estamos perante um novo Captur. Mas tratando-se de um automóvel que representa qualquer coisa como 28% das vendas da marca, essa “novidade” é tratada com muito cuidado.

Renault Captur: novo design e o espírito Alpine

O novo Renault Captur, que está disponível em Portugal a partir dos 23.200 euros, apresenta-se no mercado nacional com três níveis de equipamento: Evolution, Techno e Esprit Alpine.

Com um novo design, mais dinâmico, com uma frente original e elegante, o Novo Renault Captur foi objeto de uma grande transformação. Ganha uma nova assinatura luminosa, uma grelha multifacetada com o logótipo Nouvel’R e um capot mais alto e horizontal. Os novos faróis dianteiros beneficiam de tecnologia LED em todas as versões.

A traseira também assume um aspeto mais contemporâneo, com os faróis traseiros transparentes e um difusor redesenhado. No interior, toda a pele de origem animal foi eliminada. Os novos estofos são baseados em tecidos reciclados (mais de 26% na versão Esprit Alpine).

Uma novidade no segmento B, e que está disponível em todas as versões, é o sistema multimédia OpenR Link, associado ao novo ecrã tátil vertical de 10,4 polegadas.

Os utilizadores podem tirar o máximo partido dos conteúdos interativos exclusivos e dos novos serviços, como o Google integrado com o Android Automotive 12, disponível, de série, a partir da versão Techno.

Para além de ser totalmente personalizável, esta interface é compatível com Android Auto e Apple CarPlay para assegurar a conetividade com e sem fios com os smartphones.

Personalizar o novo Captur

A nova geração do Captur está disponível com uma numerosa gama de personalizações. Os clientes podem escolher entre uma vasta seleção de acessórios e cores da carroçaria: Branco Nacarado, Cinzento Cassiopeia, Preto Estrela, Azul Iron e Vermelho Flamme, juntamente com a nova tonalidade Rafale Grey.

Disponível como opção, o esquema de cores de dois tons é popular entre os clientes, que podem selecionar o Cinzento Highland, o Preto Estrela ou a nova tonalidade Cinzento Pérola para o tejadilho e as capas dos espelhos retrovisores exteriores.

Por fim, o novo Captur está disponível, desde o lançamento, com um novo nível de equipamento: Esprit Alpine. Inspirada na marca de competição Alpine, esta versão confere ao design um carácter ainda mais desportivo.

interior do novo renault captur
O interior do novo Renault Captur

Preços muito atrativos

O preço de entrada do Novo Renault Captur TCe 90 é de 23.200 euros, para a versão Evolution. Na versão Techno, os preços começam nos 25.200 euros.

O Novo Captur também está disponível com uma motorização bi-fuel, Gasolina-GPL. Uma alternativa bastante ecológica e económica, com este motor a reivindicar uma redução nas emissões de CO₂, em cerca de 10%, em comparação com um motor a gasolina equivalente, e a oferecer uma autonomia de até 1.100 km, graças aos seus dois depósitos.

No Captur TCe 100 Bi-Fuel o preço de entrada é de 24.300 euros, para a versão Evolution. Na versão Techno, os preços começam nos 26.300 euros.

Para o motor TCe 160 mild hybrid, equipado com caixa automática EDC, o preço de entrada é de 28.500 euros, para a versão Techno. Na versão Esprit Alpine, os preços começam nos 30.800 euros.

O Novo Captur também está disponível com o motor E-Tech full hybrid de 145 cv. Este motor atinge a excelência em eficiência de combustível e emissões de CO2, com 4,6 litros/100 km e 105 g/km, respetivamente.

Com o motor E-Tech full hybrid, o preço de entrada do Novo Captur é 28.500 euros para a versão Evolution, 30.500 euros para a versão Techno e de 32.800 euros para a versão Esprit Alpine.

O Novo Captur é comercializado com quatro diferentes motores nas versões Evolution e Techno: TCe 90, TCe 100 GPL, TCe 160 EDC mild hybrid 12V e E-Tech full hybrid 145.

A versão Esprit Alpine está equipada com os motores TCe 160 EDC, mild hybrid de 12V e o híbrido E-Tech 145.

Veja também