Ekonomista
Ekonomista
17 Mar, 2025 - 12:30

Páscoa 2025: o que esperar ao viajar de avião?

Ekonomista

A Páscoa promete um aumento de viagens aéreas e potenciais atrasos. Descubra os destinos mais fiáveis e saiba como garantir os seus direitos de passageiro.

A Páscoa marca o primeiro grande período de férias do ano, e, como esperado, os aeroportos portugueses registam um aumento significativo no número de passageiros. Este crescimento traduz-se, muitas vezes, num maior número de perturbações nos voos, incluindo atrasos e cancelamentos. Segundo a AirHelp, especialista em compensação de passageiros aéreos, os dados dos últimos anos sugerem que esta tendência continuará em 2025.

O que dizem os números dos anos anteriores?

Em 2023, mais de 750 mil passageiros viajaram a partir de Portugal durante a Páscoa, e cerca de 41% enfrentaram atrasos ou cancelamentos. No ano seguinte, o volume de passageiros disparou para quase dois milhões, sendo que 35% dos voos registaram problemas. A análise da AirHelp revela que, enquanto em 2023 o dia com mais perturbações foi o Domingo de Ramos, em 2024 foi a Quinta-Feira Santa, evidenciando um aumento das viagens familiares no período que antecede a Sexta-Feira Santa.

Destinos mais seguros para evitar perturbações

Para quem deseja minimizar os riscos de atrasos e cancelamentos, a AirHelp analisou os destinos mais fiáveis a partir dos principais aeroportos portugueses:

Desde o Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto): Barcelona (Espanha), Milão
(Itália) ou Basileia (Suíça) são destinos a ter em conta caso se pretenda um voo sem
grandes perturbações (88,2%; 84%; 93,5%, respetivamente, dos voos voou sem
perturbações);
● A partir do Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa): Frankfurt (Alemanha), Roma
(Itália) ou Dublin (Irlanda) são excelentes opções para viajar sem grandes percalços
(85%; 94,3%; 86,1%, respetivamente, dos voos que não registaram percalços);
● Já do Aeroporto de Faro: Londres-Stansted (Reino Unido), Düsseldorf (Alemanha)
ou Estocolmo (Suécia) são opções mais seguras para aqueles que pretendem viajar
sem perturbações (91,8%; 84,2%; 100%, respetivamente, dos voos chegaram ao
destino sem registo de perturbações);
● Do Aeroporto Cristiano Ronaldo (Madeira): Londres-Heathrow (Reino Unido),
Viena (Áustria) ou Paris-Orly (França) são destinos a privilegiar caso se pretenda uma
viagem mais tranquila (86,5; 100%; 100%, respetivamente, dos voos que não
apresentaram perturbações);
● Por fim, do Aeroporto João Paulo II (Açores): Madeira (Portugal), Frankfurt
(Alemanha) ou Paris-Charles de Gaulle (França) são os destinos preferenciais para evitar viagens conturbadas (83,8%; 100%; 100%, respetivamente, dos voos decorreram sem incidentes).

    Estes destinos apresentaram um histórico mais estável de operações aéreas, o que pode fazer toda a diferença para quem deseja uma viagem tranquila.

    Direitos dos passageiros em caso de atrasos ou cancelamentos

    O Regulamento CE 261/2004 protege os passageiros aéreos na União Europeia, garantindo compensações que podem atingir 600 euros em caso de:

    • Atrasos superiores a três horas
    • Cancelamentos sem aviso prévio
    • Overbooking

    As companhias aéreas são obrigadas a oferecer reencaminhamento para outro voo ou reembolso total do bilhete. Se os passageiros tiverem despesas adicionais devido a atrasos, estas podem ser reembolsadas pela companhia aérea. No entanto, condições meteorológicas adversas e emergências médicas podem isentar as transportadoras desta responsabilidade.

    Dicas para garantir os seus direitos

    Se enfrentar atrasos ou cancelamentos durante a Páscoa, seguir estas recomendações a AirHelp pode facilitar o pedido de compensação:

    • Guarde todas as comunicações da companhia aérea, incluindo e-mails, mensagens e notificações sobre o voo.
    • Conserve o cartão de embarque e qualquer outro documento de viagem, bem como recibos de despesas inesperadas, como refeições ou alojamento.

    Registe a hora exata de chegada ao destino, pois é um fator determinante para o direito a compensação.

    Com o aumento do tráfego aéreo previsto para a Páscoa de 2025, conhecer e exigir os seus direitos pode evitar transtornos. Planear com antecedência e escolher destinos com menos riscos de perturbações são estratégias essenciais para uma viagem tranquila.

    Sobre a AirHelp

    A AirHelp é uma empresa de tecnologia de viagens que trabalha para melhorar a experiência dos passageiros aéreos durante uma interrupção de voo. Desde 2013, já indemnizou mais de 2,5 milhões de passageiros com atrasos ou cancelamentos de voos. Mais de oito milhões de passageiros protegeram os seus voos com o AirHelp+, e inúmeros milhões mais beneficiam da informação especializada disponível gratuitamente em airhelp.co.uk.

    Veja também