ekonomista
ekonomista
21 Mai, 2019 - 08:51
Viajar com dinheiro? Saiba a quantia que tem de declarar ao Fisco

Viajar com dinheiro? Saiba a quantia que tem de declarar ao Fisco

ekonomista

Se está a pensar viajar com dinheiro na carteira, esta é a quantia que tem de declarar ao Fisco. Se não o fizer, arrisca-se a uma sanção.

O artigo continua após o anúncio

Sabia que se viajar com mais de 10 mil euros, tem de declarar esse montante ao Fisco? Se não o fizer, arrisca-se a pagar uma multa ou mesmo a ficar sem o dinheiro.

O alerta é dado pelo Autoridade Tributária e Aduaneira, uma vez que é uma exigência da União Europeia. No Portal das Finanças pode ler-se que “qualquer pessoa que entre ou saia do território da União Europeia pelas suas fronteiras externas transportando consigo uma quantia igual ou superior a 10 mil euros ou o seu equivalente noutras moedas ou em títulos facilmente convertíveis” deve fazer a declaração.

O formulário de declaração está disponível no referido Portal. Depois de preenchida, a declaração deve ser entregue às autoridades aduaneiras, na fronteira pela qual o viajante entra ou sai do território da UE e sempre que lhe for solicitado.

Se não entregar a declaração, esse dinheiro pode ficar retido ou vir mesmo a ser apreendido e ainda se arrisca a uma sanção.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp