ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Olga Teixeira
Olga Teixeira
19 Mai, 2021 - 10:18

Quanto custa uma barra de ouro? Saiba onde e como comprar

Olga Teixeira

Saiba quanto custa uma barra de ouro e quais as regras para poder fazer esta compra valiosa

Quanto custa uma barra de ouro

Não é uma compra quotidiana, mas pode ser uma boa opção de investimento. Apesar das diversas crises, o ouro continua a ser encarado como um investimento seguro. E há exemplos recentes disso.

Em 2020, a pandemia fez disparar os preços do ouro para valores históricos. E, em 2021, os valores continuam bastante elevados. É a prova de que, em tempos de incerteza, o ouro continua a ser um refúgio para os investidores.

Comprar barras de ouro é uma das formas de investir neste metal precioso. Embora não tenha o valor artístico de uma joia, é um bem facilmente transacionável, que pode passar de geração para geração.

Saiba, então, quanto custa uma barra de ouro e o que tem a fazer para poder adquirir uma.

O que influencia o preço de uma barra de ouro?

Mulher a segurar uma onça de ouro em barra

Investir em ouro, mesmo num contexto em que se procura diversificar o investimento, não é uma opção isenta de riscos. Apesar de este metal ter muita procura, o seu preço vai oscilando. Deste modo, a barra de ouro que comprou de manhã pode ter um preço diferente à tarde e outro no dia seguinte.

Por isso, a pergunta “quanto custa uma barra de ouro?” pode ter várias respostas num curto período de tempo. Ou seja, não há uma resposta certa. Ou que seja certa durante mais do que uns minutos.

A cotação do ouro, tal como a de outros metais preciosos, é estabelecida pela LBMA (London Bullion Market Association), uma entidade sediada em Londres e composta por entidades bancárias, financeiras e ligadas à mineração.

Há um preço de abertura, às 10h30 (GMT) e um de fecho, às 15h00. O valor do ouro varia ao longo do dia e é indicado em dólares por onça troy (31,3 gramas). Assim, sempre que a moeda norte-americana sobre uma variação positiva ou negativa, o preço do ouro oscila.

Existem outros fatores, como a oferta e a procura ou eventos sociais, económicos e políticos que podem influenciar a cotação. Por isso, o preço de uma barra de ouro acaba por refletir todas estas situações.

Quanto custa uma barra de ouro e quais as despesas associadas?

O preço de uma barra de ouro depende também do seu peso, já que existem vários tamanhos, que podem ir de algumas gramas a 1 quilo. Além disso, o custo está também relacionado com o grau de pureza: quanto mais puro, mais caro.

Partindo de um valor indicativo de 50€ por grama, já que o valor do ouro spot (comprado em bolsa ou fisicamente) atingiu há dias os 1.520,52 euros a onça, poderá encontrar barras a custar duas centenas de euros e outras a custar alguns milhares de euros.

Se quer saber quanto custa uma barra de ouro, a forma mais simples é mesmo deslocar-se ao local da compra. Isto porque, dadas as rápidas oscilações da cotação, o preço varia rapidamente. Muitas vezes, um determinado valor só é garantido durante 10 ou 15 minutos. Ou seja, o banco vende por um determinado preço se comprar nesse intervalo de tempo.

Além disso, terá de contar com as comissões cobradas pelos bancos. Se quiser que a barra fique guardada na instituição bancária terá de alugar um cofre; se a quiser levar para casa paga uma comissão de levantamento. Para saber o valor destas despesas consulte o preçário no site do seu banco ou na página do Banco de Portugal.

investir em ouro
Veja também Investir em ouro: será que a tradição ainda é o que era?

Onde comprar barras de ouro?

Sendo um investimento avultado, é importante ter cuidado com o local da compra: bancos e ourivesarias são locais seguros para o fazer. No entanto, e dada a grande procura, não é garantido que tenham sempre barras de ouro para venda. Por isso, antes de de comprar, informe-se sobre a disponibilidade e sobre as condições para fazer a compra.

Certifique-se também que as barras de ouro estão marcadas com as chamadas punções ou marcas de contraste, ou seja, marcas autorizadas que certificam a sua legitimidade.

Como saber a cotação do ouro?

No site da LBMA pode ver a evolução diária da cotação, mas não se esqueça que a referência são onças e não gramas. Se quiser ter uma ideia do valor em gramas, pode consultar o site da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, que indica diariamente os preços de referência.

No World Gold Council encontra não só a evolução do preço do ouro, como também análises e previsões quanto ao valor deste metal precioso.

Com estes valores indicativos, e tendo sempre em conta as oscilações previsíveis, já fica com uma ideia aproximada de quanto custa uma barra de ouro.

Fontes

Veja também