Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
01 Jan, 2019 - 11:00

PC desliga sozinho: como resolver o problema

Luísa Santos

Se o seu PC desliga sozinho e não consegue perceber porquê, apresentamos-lhe algumas possíveis causas e soluções para resolver o problema.

PC desliga sozinho: como resolver o problema

As causas podem ser várias, assim como as soluções que, presumivelmente, conseguem por fim ao problema. Se o seu PC desliga sozinho e não lhe conhece o motivo, então esperamos que este artigo o ajude. Consulte algumas das causas que podem levar a esse problema e como as resolver.

PC desliga sozinho: possíveis causas e soluções

Cada caso é um caso e o contexto é igualmente importante nestas situações. Se, porventura, alguma situação mais grave aconteceu ao seu computador, da qual se lembra e consegue facilmente relacionar com o facto de ele se desligar sozinho, então deve ter isso em conta e, talvez, contactar um profissional especializado que resolva o problema.

No entanto, se se encontra no grupo de pessoas que não sabe por que é que o PC desliga sozinho, então consulte algumas dos motivos que de seguida enunciamos e como, idealmente, os resolver facilmente.

compuatdor

Causa: sobreaquecimento

O sobreaquecimento é um dos problemas que pode estar na origem de um computador se desligar automaticamente e sem aviso prévio – algo que pode acontecer mais do que uma vez num muito curto espaço de tempo.

Basta apenas um componente do seu computador aquecer mais do que devia para comprometer o funcionamento integral do dispositivo. Isto por acontecer por este estar em contacto com uma superfície onde não circula ar, por estar a trabalhar em programas pesados há um tempo considerável ou por usar um determinado software que sobrecarrega o disco e a memória.

Solução: em primeiro lugar, verifique a ventoinha que se encontra na parte de baixo do computador. A maior parte dos modelos permite que a veja a olho nu, mas outros exigem que abra a tampa para tirar as suas conclusões. A ventoinha, por sua vez, está a funcionar corretamente se girar a um ritmo rápido e sem interrupções. Se esse não for o caso, pode a ventoinha estar danificada.

Se a ventoinha estiver danificada, pode comprometer a fonte de alimentação que, por sua vez, vai aquecer demasiado e pode levar a que o computador se desligue sozinho. Assim sendo, deve repor a entrada de alimentação logo que possível, para evitar situações mais permanentes.

computador

Causa: problemas de hardware

Neste campo, as situações podem ser imensas, não fosse a quantidade de componentes que um computador engloba. Pode existir algum problema (não visível) com o disco de arranque, com a memória, com a GPU…

Também pode acontecer que, se tiver substituído recentemente algum componente, este esteja a dar problemas. Uma das substituições mais comuns é a do disco ou da memória RAM. Caso tenha feito uma alteração do género recentemente, algo pode não ter ficado bem colocado e, assim, estar a causar problemas.

Por vezes, consegue identificar pequenos problemas se ouvir um barulho estranho vindo da parte de baixo do computador, o que pode significar que algo de passa com alguma componente. Isso pode ser razão suficiente para levar o computador a desligar-se sozinho.

Solução: se, no seu caso, tiver substituído alguma componente de hardware, então o melhor é voltar a abrir o computador para verificar se algo não está como devia. Em casos extremos, talvez a situação só se resolva com os componente originais, já que também pode acontecer que o novo componente tenha vindo danificado de fábrica.

Se não for caso e, ainda assim, o seu PC desliga sozinho, então opte por remover tudo aquilo que o computador não precisa para trabalhar. Se tiver um rato com fios ou wireless, desligue-o; retire também cartões de memória que possa ter inserido e até o cabo de amplificação de som para colunas externas.

virus

Causa: vírus

Uma das maiores dores de cabeça dos utilizadores. Esteja atento ao comportamento do seu computador. Se, porventura, há um programa específico que, quando utilizado, faz o computador desligar sem aviso, talvez esse programa esteja infetado com um vírus. Pode também acontecer que o seu computador esteja já infetado e não dependa, exclusivamente, de qualquer programa.

Solução: um anti-vírus. Certifique-se de que tem um anti-vírus instalado e, se for esse o caso, atualize-o e faça um scan profundo do seu PC para ver se encontra possíveis anomalias. Se não, deve descarregar rapidamente um software do género para proteger o seu dispositivo.

No caso de não conseguir resolver o problema com nenhuma das soluções apresentadas, então o melhor a fazer será mesmo falar diretamente com um profissional especializado, que o possa aconselhar de uma forma mais direta e, assim, analisar o seu caso em específico.

Pode acontecer que o problema seja do sistema operativo, por exemplo e, no caso desse estar danificado, será mais seguro tomar medidas mais “urgentes” para que não veja comprometido o funcionamento do seu computador de forma mais grave.

Veja também: