Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
15 Mai, 2018 - 12:40

O PC não arranca? Saiba o que fazer

Nuno Margarido

O que fazer quando o PC não arranca? Há vários problemas que podem estar a impedir que o PC inicie corretamente, mas também soluções para cada um deles.

O PC não arranca? Saiba o que fazer

O PC não arranca? Isso não significa que esteja estragado, pode ser um simples problema, fácil de resolver. Antes de o levar a uma casa especializada onde terá de investir algum dinheiro para ver o problema resolvido, é possível testar várias soluções. Conheça algumas neste artigo.

O que fazer quando o PC não arranca?

homem usa o pc

Verificar a alimentação

A alimentação do computador depende de vários componentes: o cabo que liga à tomada, da própria tomada, do recetor da energia… Por vezes, o PC não arranca porque um destes componentes está estragado. E, se um teste à tomada é algo fácil de realizar, um teste ao cabo pode ser algo mais complicado. Mas, não deve ser uma hipótese a descartar.

Botão de ligar/desligar está estragado

Parece um problema completamente descabido, mas a verdade é que é uma situação bastante comum. Por vezes, o próprio botão de ligar e desligar estraga-se e o utilizador não consegue ligar o dispositivo. Solução? Procurar um técnico ou uma casa especializada.

O PC liga, mas não passa de um ecrã preto ou azul

Ao ligar o PC, o utilizador pode deparar-se com um ecrã preto ou com um ecrã azul. O que é que isto quer dizer? Que o processo de arranque do Windows está corrompido.

A melhor forma de corrigir esta situação passa por tentar aceder ao menu de arranque do Windows, premindo a tecla F8 quando este está a tentar arrancar. Nesse menu, basta escolher a opção “Opções de arranque avançadas” e depois “Reparar o computador”.

Nenhuma das opções acima

É possível que o computador esteja mesmo estragado, uma situação que não tem nada de anormal visto que se trata de um dispositivo eletrónico.

Não é necessário ficar já alarmado… Mesmo que este não tenha reparação, é (quase) sempre possível recuperar tudo o que está no disco de armazenamento que guarda ficheiros, programas e muito mais. Neste caso, a solução passa por procurar um técnico ou uma casa especializada para procurar um melhor aconselhamento.

Veja também