Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
23 Mar, 2018 - 11:09

Como formatar um PC: passo a passo

Luísa Santos

São vários os motivos que podem deixar um computador mais lento. Saber como formatar um PC pode ajudar a resolver este e outros problemas.

Como formatar um PC: passo a passo

Sabemos que pode ser orgulhosamente dono(a) de um computador mais antigo, do qual não se consegue desfazer. Muitas são as histórias que têm para contar e, por vezes, torna-se difícil pensar na ideia de o substituir por uma máquina mais recente. Por isso, se o computador está lento e ainda vai ficar por aí, talvez o segredo para que “arranque” melhor esteja aqui. Saiba como formatar um PC e diga adeus aos processos lentos.

Porquê e como formatar um PC

placeholder-1x1
Fonte: Pexels/Licença cc0

Existem casos e casos, mas muitos são aqueles em que facilmente se consegue resolver os problemas de arranque e desempenho de um computador. Muitas vezes, prefere outras soluções que não impliquem gastos extra e que, idealmente, lhe permitam a si resolver o problema. Saber como formatar um PC pode “salvar vidas” – a sua e a do seu fiel amigo.

Antes de tudo, deve ter noção daquilo que esta ação implica: a eliminação, permanente, de todos os ficheiros que tem guardados no seu computador. Sim, isto inclui documentos, fotografias, programas e o próprio sistema operativo. Por isso, deve garantir, em primeiro lugar, que tem em sua posse o sistema operativo de origem para que o possa reinstalar depois.

Note que este artigo se destina aos fiéis detentores de computadores com o sistema Windows. Apesar do processo não ser muito diferente de sistema para sistema (como para o OS ou o Linux), convém ter em conta esta ressalva, para que não comprometa o bom funcionamento do seu computador. Há algumas etapas que pode percorrer para saber como formatar um PC.

Computador lento? Saiba como formatar um PC

placeholder-1x1

1. Já teve tempo de ver quais as informações que quer guardar? Ótimo. Faça um backup das mesmas para um disco externo ou para uma cloud, de forma a certificar-se de que não irá perder quaisquer dados.

Pode ter preferências ao nível de programas, documentos ou fotografias, mas aconselhamos um backup total, o que agiliza o processo e se torna mais fácil para si.

2. Insira o disco de instalação do Windows – aquele que veio juntamente com o seu computador. Esta é a forma mais simples de começar a formatar o seu computador. Se, porventura, não encontrar esse disco, existem outras opções que pode tentar, mediante a versão do Windows que tem:

  • Windows 7: na página da Microsoft, siga os passos listados e introduza a sua chave de produto. Depois, faça download do ficheiro ISO e guarde-o num DVD ou numa pen USB;
  • Windows 8 e 10: neste caso, deve fazer o download do Windows 8 Media Creation, um programa que vai criar a instalação do software que precisa num DVD ou numa pen USB (com, pelo menos, 4GB).

3. Para formatar e reiniciar o seu computador, deve fazê-lo a partir do DVD/pen USB onde acabou de alojar a sua versão do Windows. Se o seu computador tem o Windows 7 (ou uma versão mais antiga), deve aceder às definições deste e configurar o DVD/pen USB como disco de arranque principal.

Se tiver o Windows 8 (ou mais recente), carregue no botão do power, no menu inicial. Carregue na tecla “Shift” ao mesmo tempo que, com o rato, carrega em “Reiniciar”. No menu de Definições Avançadas, selecione a opção “Solução de Problemas” e, de seguida, “Opções Avançadas”. Abra o menu de arranque e defina o seu DVD/pen USB como disco de arranque principal.

4. Dê início ao processo de configuração, que é relativamente intuitivo. O Windows irá “buscar” todos os ficheiros necessários e iniciar a instalação. Bata escolher a língua que quer predefinir e aceitar os termos de responsabilidade. Deve, depois, selecionar a instalação padrão.

5. É neste passo que formata, no sentido literal, o seu computador. Antes de escolher o disco no qual quer instalar o Windows, deve primeiro selecionar as “opções da drive” e, em seguida, apagar as partições existentes. Carregue no comando “Formatar” para dar início ao processo que, quando terminar, lhe dará a possibilidade de voltar a instalar o sistema operativo.

Agora que já sabe como formatar um PC, pode fazê-lo sempre que precisar.

Veja também