Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marcos Silva
Marcos Silva
25 Jul, 2018 - 18:00

Como melhorar o desempenho do PC: 7 truques

Marcos Silva

Horas de frustração e murros na mesa, tudo por causa da lentidão do seu computador. Identifica-se com este cenário? Saiba como melhorar o desempenho do PC.

Como melhorar o desempenho do PC: 7 truques

Seja para trabalho ou lazer, os computadores são dos equipamentos tecnológicos mais usados por toda a gente. Mas há algo pior que um computador lento, que demora a desempenhar as funções que nós queremos? Saber como melhorar o desempenho do PC é cada vez mais essencial.

Com o avanço da tecnologia e com a Internet, é cada vez mais fácil instalar novo software. A este propósito, conheça a nossa lista de programas essenciais para qualquer PC. Mas com toda esta variedade acabamos por instalar mais do que queremos e devemos, afetando o desempenho do PC negativamente.

Como melhorar o desempenho do PC: 7 problemas e soluções

como melhorar o desempenho do PC

1. Disco rígido cheio

É daquelas pessoas que instala todos os programas e mais alguns? Tem o disco cheio de ficheiros de imagem, música e vídeos? Pois, então, ter o disco rígido cheio pode estar a afetar o desempenho do seu PC. Este necessita de espaço para processar a informação.

A melhor maneira de ultrapassar o problema é limpar o disco. Faça um cópia dos seus ficheiros e guarde-a numa cloud ou num disco externo.

2. RAM disponível

Ao instalar determinados softwares pode estar a comprometer a sua RAM e o desempenho do seu PC. Por vezes, sem se aperceber, aceita que os programas corram continuamente na taskbar. Ou seja, mesmo que não esteja a utilizar o programa, este está a correr e a consumir RAM.

Tenha em atenção todos os passos do processo de instalação de programas para não aceitar esta opção. Outro problema da RAM é ter diversos programas a correr ao mesmo tempo. Isto vai piorar a velocidade de processamento do computador. Feche aqueles programas que não está a utilizar de momento.

Outra solução é aumentar a RAM do seu computador. Se precisa de um grande poder de processamento, talvez esta seja a melhor solução.

3. Reboot

Aquela teoria que toda a gente conhece de que “não funciona, reinicia o equipamento” pode muitas vezes ser a solução. O reboot, muitas vezes, limpa ficheiros “lixo” que estão presentes no seu PC e pode corrigir um ou outro erro. Por isso, não se esqueça de reiniciar o seu PC de vez em quando.

4. Internet

Está a navegar na Internet e esta está mais lenta do que o normal? Verifique o número de separadores que tem abertos no browser. Feche os que não precisa de momento e guarde-os nos marcadores para mais tarde poder aceder.

Outro problema pode ser ferramentas adicionais que os seus browsers possam estar a utilizar. Verifique quais as extensões que não necessita e desative-as ou desinstale-as do seu browser. Verifique também o sinal de rede, este pode estar fraco.

5. Antivírus

Muitas vezes, os antivírus são muito pesados e requerem um grande esforço por parte da RAM. Pesquise e encontre o antivírus ideal para si, de maneira a continuar protegido e a não afetar demasiado o desempenho do seu PC.

6. Malware

No seguimento do tópico anterior, uma das causas para o seu computador não estar com o melhor desempenho pode estar relacionada com o facto de este estar a ser afetado por um malware. Saiba como resolver o problema, sendo essencial ter um antivírus ativado para limpar e futuramente prevenir este problema.

7. Upgrade

Se quer melhorar o desempenho do PC, saiba que uma  das soluções – embora mais cara – pode passar por fazer um upgrade ao seu PC. O software exige cada vez mais do seu hardware, pelo que é importante ter a parte física do PC atualizada.

Veja também: