Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
14 Mai, 2018 - 11:31

Como fazer a limpeza do disco do computador: passo a passo

Nuno Margarido

Fazer uma limpeza do disco é meio caminho andado para acelerar um computador. É uma tarefa necessária, mas não tem de ser difícil. Veja as nossas dicas.

Como fazer a limpeza do disco do computador: passo a passo

É fácil fazer uma limpeza do disco? Sim, é. É um procedimento que qualquer utilizador comum consegue fazer, basta ter as ferramentas certas. Esta tarefa simples traz imensas vantagens: o computador fica mais rápido, o espaço livre do disco aumenta e o dispositivo dura muito mais tempo.

Como fazer uma limpeza do disco sem erros

limpar o disco

Fazer uma limpeza do disco no Windows

O Windows possui ferramentas que ajudam os utilizadores – até aqueles que percebem pouco de computadores – a tirar maior partido do dispositivo. Uma delas – aquela que procuramos! – tem mesmo o nome de “Limpeza do disco”:

  • Aceder ao menu Iniciar;
  • Escrever “Limpeza do Disco” (ou Disk Cleanup, em inglês) e selecionar o resultado que o Windows apresenta;
  • Escolha o disco que pretende limpar;
  • Na janela que se abre é possível saber o espaço que pode libertar ao utilizar a ferramenta. Para além disso, é também possível selecionar os ficheiros que pretende eliminar – cada um deles possui uma descrição para que o utilizador saiba o que está a fazer;

É possível fazer uma limpeza do disco ainda mais profunda.

  • Dentro da janela da “Limpeza do disco”, há uma opção chamada “Limpar ficheiros do sistema”. Uma opção recomendada para quem entende um pouco mais de computadores, claro;
  • Tanto numa como noutra janela, é possível selecionar aquilo que se pretende apagar;
  • Depois de selecionar, é só carregar em “Ok” para dar início à operação.

Clean Master

O Clean Master é uma ferramenta que facilita grande parte deste trabalho ao utilizador e que procura fazer uma limpeza ainda mais profunda ao computador. Por outro lado, possui uma interface bem mais apelativa para qualquer utilizador. Vale a pena dar-lhe uma oportunidade. As diferenças são notórias, principalmente para quem não limpa o disco há anos.

Veja também: