Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marcos Silva
Marcos Silva
11 Jun, 2018 - 15:27

Remover vírus do PC: o passo a passo

Marcos Silva

Se não tem nenhum antivírus instalado e se foi infetado, saiba como remover vírus do PC para não perder esta ferramenta essencial.

Remover vírus do PC: o passo a passo

Antes de tudo: sabe como identificar que o seu PC está infetado? O primeiro sinal é a lentidão do computador ou portátil. Se, depois, o seu browser pára sem razão, o sistema operativo começa a apresentar erros sem sentido e/ou não consegue aceder a ficheiros ou programas, então, é provável que esteja infetado. Descubra aqui como remover vírus do PC e acabe com o problema.

Como remover vírus do PC

remover virus do pc

Passo 1: Fazer uma cópia de segurança

Antes de tudo, faça uma cópia de segurança dos seus dados. Tem de guardar toda a documentação que tem no PC numa cloud ou num dispositivo de armazenamento externo, como uma pen USB ou um disco rígido. Este passo serve apenas para prevenir a perda de ficheiros.

Passo 2: Ativar o modo de segurança

Desligue e volte a ligar o PC. Mal apareça algo no ecrã, pressione o botão F8 (nalguns computadores, poderá ser outra tecla ou uma combinação de teclas para entrar nas opções de iniciar o sistema). Uma vez neste menu, selecione o “modo de segurança com rede”. Neste passo, não ligue o seu PC à Internet.

Passo 3: Apagar ficheiros temporários

Depois de entrar no sistema em modo de segurança, use a limpeza do disco. Para isso, vá ao menu Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas > Limpeza do Disco.

Na lista de arquivos, selecione os arquivos temporários. Desta forma, vai acelerar a análise do seu antivírus ou até apagar já o vírus se este está programado para arrancar assim que o PC inicia.

Passo 4: Download de um antivírus

Há dois tipos de verificadores usados pelos antivírus: em tempo real e quando pedido. O primeiro procura vírus em segundo plano, enquanto o outro tem de ser controlado manualmente. Pode ter de usar os dois para remover o vírus.

Se não tiver nenhum instalado, terá que fazer download. Neste caso, será necessária uma ligação à Internet.

Passo 5: Executar o verificador de vírus

Este passo é essencial para remover vírus do PC. Execute um dos dois tipos anteriormente referidos. Algum deles deverá detetar o vírus e eliminá-lo. Se um não resultar, tente o outro.

Passo 6: Restauro

Depois dos passos anteriores, já deve ter conseguido eliminar o vírus. Agora, deve reinstalar tudo aquilo que o vírus afetou, uma das razões para ter feito a cópia de segurança inicial.

Passo 7: Melhorar a defesa do PC

Mais vale prevenir do que remediar. Agora, evite ser infetado de novo. Instale um antivírus poderoso e atualizado e mantenha o seu computador protegido.

Veja também: