Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Viviane Soares
Viviane Soares
23 Ago, 2018 - 00:00

Percursos pedestres da Lousã: lazer em contacto com a natureza

Viviane Soares

Se procura atividades de lazer ao ar livre, experimente fazer os percursos pedestres da Lousã. A beleza natural da região serrana vai arrebatá-lo.

Percursos pedestres da Lousã: lazer em contacto com a natureza

Para um passeio tranquilo em família ou mesmo para os mais aventureiros, os percursos pedestres da Lousã oferecem-lhe a possibilidade de desfrutar de uma das paisagens mais bonitas de Portugal. Além disso, são uma oportunidade única para conhecer de perto as lindíssimas Aldeias do Xisto e algumas das suas histórias mais marcantes.

Todos os percursos pedestres da Lousã apresentam diferentes níveis de dificuldade e são apoiados por sinalética visível que possibilita, com toda a segurança, percorrê-los quer com guia, quer de forma autónoma. Sugerimos-lhe 7 trilhos para fazer no coração da região serrana que o vão surpreender.

7 percursos pedestres da Lousã que não pode perder

1. Rota dos Moinhos

percursos-pedestres-da-lousa

Distância: 6 km
Duração média: 2h30m.
Dificuldade: Fácil

Este percurso faz a ligação entre o centro da Lousã à zona do Castelo e da Nossa Sr.ª da Piedade. É um dos trilhos mais bonitos da região. Aqui pode mergulhar na beleza natural da Serra da Lousã e conhecer de perto a sua riqueza ambiental e patrimonial.

Junto ao rio encontrará a levada que leva a água até à fábrica do Papel do Prado, criada em 1716. É aqui que começa o caminho de terra do percurso “A Rota dos Moinhos da Ribeira de São João”.

2. Rota das Aldeias do Xisto da Lousã

Distância: 6 km
Duração média: 3h00
Dificuldade: Fácil
Aldeias do Xisto: Talasnal e Casal Novo

percursos-pedestres-da-lousa

Este percurso, um pouco mais longo, é feitos pelas encostas da Serra da Lousã e faz a ligação do Castelo da Lousã e Santuário de Nossa Senhora da Piedade com duas das mais emblemáticas Aldeias do Xisto desta serra: o Talasnal e o Casal Novo.

O trilho repete os passos que os antigos habitantes destas aldeias davam nos únicos acessos que tinham para descer à vila da Lousã. Devido aos desníveis, é um percurso com alguma exigência em termos físicos.

3. Rota da Levada

percursos-pedestres-da-lousa

Distância: 7 km
Duração média: 3h30m
Dificuldade: Difícil
Aldeias do Xisto: Cerdeira e Candal

Este percurso inicia-se no Castelo da Lousã, ou no sentido oposto, na Aldeia do Xisto de Cerdeira. Passa-se pela Ribeira de S. João, que alimenta as piscinas naturais da Sra. Piedade. É de salientar que parte do percurso é feito a acompanhar uma levada de água, que canaliza água da serra para a Central Eléctrica, a primeira do género construída em Portugal Continental e que ainda hoje se encontra em funcionamento.

Ao longo do trilho visita-se ainda a Aldeia do Xisto do Candal, junto à estrada que faz a ligação entre a vila da Lousã e Castanheira de Pera. Na aldeia do Candal encontram-se marcas de sinalização do percurso que indicam o caminho até à Aldeia da Cerdeira, local onde termina.

Consulte a plataforma Book in Xisto e planeie a sua visita à região serrana ao detalhe.

4. Rota das Quatro Aldeias

percursos-pedestres-da-lousa

Distância: 10 km
Duração média: 5h
Dificuldade: Difícil
Aldeias do Xisto: Candal, Catarredor, Vaqueirinho e Talasnal

Este é outro dos mais bonitos percursos pedestres da Lousã. Inicia-se na Aldeia do Xisto do Candal, seguindo em direção à aldeia do Catarredor. Ao longo do trilho pode admirar a riqueza natural da paisagem serrana, repleta de carvalhos, castanheiros e oliveiras.

Visita-se ainda a aldeia do Vaqueirinho e, de seguida, a Aldeia do Xisto do Talasnal, umas das aldeias mais bonitas da rota, onde encontrará o casario de xisto muito bem cuidado.

Depois de visitar o Talasnal, vai-se caminhando pela encosta até ao Santuário da Srª da Piedade, local de grande atração turística composto pela capela da Santa Padroeira da Vila da Lousã, a Nossa Senhora da Piedade. Alguns metros à frente encontram-se as piscinas naturais banhadas pela água límpida e fresca da Ribeira de São João. Por fim, visita-se o Castelo Arunce.

5. Rota dos Serranos

percursos-pedestres-da-lousa

Distância: 6,4 km
Duração média: 3h
Dificuldade: Difícil
Aldeias do Xisto: Talasnal, Chiqueiro,Casal Novo

Este percurso inicia-se no Castelo da Lousã, sendo que o troço inicial contorna a Capela do Sr. dos Aflitos, seguindo depois em direção a Porto Pisão por um longo caminho florestal.

Depois começa-se a descer em direção à Ribeira de São João, de onde se pode avistar já a Aldeia do Xisto do Talasnal. Daqui parte-se para a aldeia de Chiqueiro. Faz-se a travessia da Ribeira da Vergada até ao estradão florestal, continuando a subir pelo pinhal acima até se chegar ao Chiqueiro.

O caminho para o Casal Novo é feito por uma estrada florestal com pinheiros, eucaliptos e carvalhos dispersos. Em direção a este destino, encontra-se um lindíssimo miradouro através do qual se avista o vale e a montanha.

6. Rota dos Baldios

percursos-pedestres-da-lousa

Distância: 8 km
Duração média: 3h
Dificuldade: Difícil

Este percurso inicia-se na Senhora dos Remédios, na zona do Vale da Nogueira, que se atravessa na direcção Este. Posteriormente segue-se para Sul, em caminho paralelo à Ribeira de Fórnea. Continua-se a percorrer este caminho até se chegar à zona das Hortas, virando-se, neste local, no sentido Oeste, apanhando um outro caminho que segue em direcção à zona do Cabril.

Ao longo do trilho poderá observar espécies como o pinheiro bravo, eucalipto, carvalhos, castanheiros, cerejeira-bravas e nogueiras. Mais próximo das linhas de água, podem observar-se diversos anfíbios, com destaque para a Salamandra-lusitânica e a Rã-ibérica. São também de assinalar, no caso dos répteis, as áreas importantes para a conservação do lagarto-de-água.

7. À descoberta da Floresta

percursos-pedestres-da-lousa

Distância: 4 km
Duração média: 2h30m
Dificuldade: Difícil

Para terminar a lista de percursos pedestres da Lousã, este levá-lo-á até ao Terreiro das Bruxas, um parque de merendas rodeado por uma floresta densa repleta de cedros, abetos e pinheiro-silvestre, carvalho-alvarinho, castanheiro, carvalho-americano, aveleira, bétulas e freixos.

Segue-se em direção ao tanque do Cabril. Uma abertura no povoamento permitirá um panorama magnífico sobre o vale da ribeira e sobre o povoamento florestal. Cerca de 500m depois, atinge-se novamente o aceiro inicial, de regresso ao Terreiro das Bruxas. É um trilho muito bonito para os amantes da natureza, pois tem uma riqueza natural ímpar.

Ao fim do dia, depois do passeio, nada como se sentar à mesa de um dos restaurantes das Aldeias do Xisto e saborear o que a gastronomia regional tem para lhe oferecer. Além disso, gostará de conhecer a qualidade da oferta de alojamento das aldeias. Consulte a plataforma Book in Xisto e planeie a sua visita à região serrana ao detalhe. Boa viagem!

Veja também: