Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
14 Fev, 2024 - 11:10

Novo Porsche Macan no verão e apenas em versões elétricas

Valdemar Jorge

A espera está a terminar. O novo Porsche Macan renovou-se. Agora é 100 por cento elétrico e chega a Portugal no próximo verão.

Porsche Macan

É uma das maiores transformações de um modelo no seio da Porsche. O Macan, SUV posicionado abaixo do bem sucedido Cayenne, desde há 10 anos que trilha carreira comercial de sucesso.

O ano de 2024 marca o virar de página do SUV compacto. O modelo passa a ser vendido apenas em versões 100% elétricas, sendo o segundo modelo do género da marca.

O primeiro 100% elétrico é o Taycan. Chegou em 2019 com pézinhos de lã e já conquistou um impressionante número de fãs em todo o mundo. O sucesso é impressionante.

Agora cabe ao Porsche Macan 100% elétrico dar continuidade à carreira comercial. O SUV combina desempenho, eficiência e sustentabilidade, com habitáculo sofisticado e muito tecnológico.

Baseado na plataforma Premium Playform Eletric (PPE), desenvolvida em parceria com a Audi, além de suportar 800 V (carregamentos mais rápidos) permite a configuração de viaturas com um ou dois motores elétricos.

Porsche Macan mantém identidade da marca

O novo modelo alemão destaca-se pelo design que mantém, intocável, a identidade da marca Porsche, mas acrescenta alguns elementos exclusivos, como os faróis Matrix LED, as jantes aerodinâmicas de 21 polegadas ou o spoiler traseiro integrado. Vejamos algumas das características do novo Macan elétrico:

  • Grelha dianteira fechada, melhora a eficiência aerodinâmica e reduz o consumo de energia.
  • Faróis LED matriciais com o sistema Porsche Dynamic Light System Plus, que adaptam a iluminação de acordo com as condições de tráfego e de visibilidade.
  • Jantes de 19 a 21 polegadas, com design exclusivo e otimizado para reduzir a resistência do ar e aumentar a autonomia do veículo.
  • Na seção traseira destacam-se os farolins tridimensionais unidos por faixa luminosa, que cria um efeito visual a toda a largura da viatura.
  • Spoiler traseiro adaptativo. Ajusta-se em três posições diferentes para melhorar a estabilidade e o desempenho em diferentes velocidades.

Habitáculo mais sofisticado e tecnológico

O design interior do Porsche Macan 100% elétrico reflete um ambiente sofisticado, funcional e, acima de tudo, personalizável, para que não haja dois modelos iguais. Algumas das principais características do design do habitáculo são:

  • Painel de instrumentos digital. Permite ao condutor aceder às informações mais importantes sobre o veículo, como velocidade, autonomia, navegação e entretenimento. Tudo concentrado num ecrã de alta resolução e sensível ao toque.
  • Consola central elevada. Integra o seletor da caixa de velocidades e os botões de controlo do sistema de tração, suspensão e modos de condução. A consola central tem ainda um compartimento de armazenamento com carregador sem fio para smartphone e uma tomada USB-C.
  • Bancos desportivos. Oferecem alto nível de conforto e suporte para o corpo, além de serem revestidos com materiais de alta qualidade, como couro, Alcântara ou tecido sustentável feito de fibras recicladas. Os bancos possuem ajustes elétricos, aquecimento, ventilação e função de massagem.
  • Sistema de som premium para uma experiência sonora imersiva e envolvente, graças aos alto-falantes de alta fidelidade distribuídos pelo interior do veículo.
  • O sistema de som pode ser conectado ao smartphone ou aos serviços de streaming online, além de contar com equalizador e amplificador integrados.

O Macan elétrico recebe, entre outros, diversos recursos de segurança e assistência ao condutor, como por exemplo o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo. assistente de faixa de rodagem, assistente de estacionamento ou  head-up display com tecnologia de Realidade Aumentada.

Ferrari Purosangue de Cristiano Ronaldo
Veja também Ferrari Purosangue: conheça a nova bomba de Cristiano Ronaldo

Duas versões e autonomia de até 613 km

A Porsche delineou para o novo Macan duas versões: Macan 4 Eletric e Macan Turbo Eletric. No entanto, na fase de lançamento, só a segunda estará disponível.

O Macan 4 Eletric recebe motor elétrico no eixo dianteiro, que debita 300 kW (408 cv) de potência e 650 Nm de binário máximo. A velocidade máxima é de 220 km/h e o sprint 0-100 km/h faz-se em 5,1 segundos.

Já o Macan Turbo Eletric está equipado com dois motores, um por eixo, e tração integral. Os motores anunciam 470kW (639 cv) de potência combinada e 1130 Nm de binário máximo. A velocidade máxima é limitada a 260 km/h e a aceleração 0-100 km/h faz-se em 3,3 segundos.

A bateria, nos dois modelos, é igual: 100 kWh de capacidade. A autonomia anunciada é de até 613 km para o Macan 4 Eletric, enquanto que para o Macan Turbo Eletric são anunciados 591 km de autonomia entre recargas.

Com chegada das primeiras unidades a Portugal no segundo semestre de 2024, a Porsche já anunciou os preços das duas versões: Macan 4 Eletric, a partir de 86.793,00 euros e Macan Turbo Eletric a partir de 118.846,00 euros.

Veja também