ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
19 Jan, 2022 - 15:08

Purosangue: Ferrari estreia-se nos SUV e promete arrasar

Valdemar Jorge

Com o Purosangue, a Ferrari estreia-se no segmento Sport Utility Vehicle (SUV) com o arrebatador Ferrari Utility Vehicle (FUV). Para arrasar.

Ferrari Purosangue

A Ferrari é assumidamente um construtor de automóveis desportivos de luxo. Jamais equacionou expandir a sua presença em outro segmento que não aquele. No entanto, os tempos trouxeram novos desafios e até uma mudança de paradigma: eletrificação dos automóveis. O Purosangue foi o passo seguinte.

Muito a custo, a marca italiana que está a comemorar os 75 anos, avançou com o desenvolvimento e construção de modelos com motorização híbrida: Ferrari SF90 Stradale e Ferrari 296 GTB.

O desafio seguinte é a ambição que a marca tem em estar presente num dos segmentos da moda: o segmento SUV. Neste encontramos propostas desde as marcas generalistas, às mais elitistas. Todos querem uma fatia deste apetecido bolo.

Purosangue: um desportivo com semblante coupé

Faltava a Ferrari, que avança com uma proposta ambiciosa e arrojada, que dá pelo nome de Ferrari Purosangue e que a marca apelida de FUV – Ferrari Utility Vehicle – indiciando, de alguma maneira, criar um nicho de mercado próprio, indo de encontro à especificidade dos seus clientes.

Não que o modelo Purosangue se distancie do propósito de um SUV. Olhando bem, até se pode dizer que tem ares de crossover, conceito que também lhe ficará bem. A diferenciação da marca obriga a uma leitura diferente e, neste modelo, está implícito ainda que indelevelmente as capacidade de um desportivo com semblante coupé.

Ferrari Purosangue em fase final de testes

O sítio motor 1, no final de 2021, voltou a captar imagens do FUV da marca italiana que deverá ser apresentado nos próximos meses. Ainda com abundante camuflagem, é evidente que o design evidencia as linhas desportivas, apanágio da marca.

O objetivo da Ferrari, mais do que agradar aos seus clientes e, claro, ao público em geral, é que Purosangue ajude a incrementar as vendas da marca que até hoje se dedicou de corpo e alma a construir dos automóveis desportivos mais luxuosos de sempre.

A entrada no segmento SUV é também motivo para ir buscar clientes a outras marcas de luxo. Bentley (Bentayga Speed), Lamborghini (Urus), Aston Martin (DBX), Porsche (Cayenne Turbo GT), BMW (XM) ou Maserati (Levante), entraram, ou vão entrar também, neste segmento com propostas diferenciadoras. Tudo a espelhar a sofisticação e tecnologia com que constroem as suas potentes máquinas.

Não perca Ferrari promete lançar o seu primeiro elétrico em 2025

Várias motorizações estarão disponíveis

Pelo que se sabe – a informação que chega sobre o Ferrari Purosangue é a conta gotas, mantendo-se uma aura de mistério –, o novo modelo terá tração às quatro rodas, centro de gravidade o mais baixo possível, para manter o espírito de automóvel desportivo, intrínseco à marca italiana, e várias opções de motor que estará montado na dianteira em posição longitudinal.

Este ficará montado atrás das rodas dianteiras e a transmissão de dupla embraiagem será montada na traseira para que a distribuição de peso pelos dois eixos seja o mais equilibrada possível.

Ainda no que respeita a motores o sítio motor 1 revela que a oferta recairá num blovo PHEV twin-turbo V6, com potência combinada de 830 cv e num mais tradicional V12. Como opção de acesso à gama Ferrari Purosangue deverá estar uma mecânica V8.

Em contraponto à frente comprida, para alojar as potentes mecânicas, a secção traseira será curta bem ao jeito coupé.

O Ferrari Purosangue posiciona-se como primeiro SUV da marca italiana e será o primeiro automóvel da casa de Maranello, com quatro portas. Em termos de volume ombreará com as quotas do Lamborghini Urus. O espaço no habitáculo será amplo para receber com todo o conforto até quatro passageiros.

É esperada uma versão híbrida plug-in (recarregável em tomada) que deverá estar no topo da oferta da gama Purosangue.

Veja também