Catarina Reis
Catarina Reis
04 Nov, 2022 - 14:55

9 dicas para poupar nos almoços de trabalho

Catarina Reis

Sente que está a gastar cada vez mais dinheiro com refeições fora de casa? A mudança de hábitos pode não ser fácil, mas é benéfica, não só para a sua carteira como para a sua saúde.

marmita-trabalho

Bons almoços e amigos de carteira não acontecem do nada, exigem um bom planeamento. Porque não começar por escolher alimentos simultaneamente saudáveis e convenientes?

Estas dicas vão ajudá-lo, não só a poupar nos almoços, como em todas as refeições ao longo do dia. A sua carteira vai agradecer e a sua saúde também!

Comecemos pela lista de ingredientes que devem estar sempre disponíveis na sua cozinha:

  • Massas, grão de bico, feijão, quinoa
  • Pão ou Wraps
  • Biscoitos
  • Queijos
  • Ovos
  • Frango assado
  • Frutas e vegetais
  • Sopas enlatadas
  • Atum ou salmão enlatado
  • Ingredientes para salada

9 formas de poupar nos almoços

pessoas a almoçar na copa de um escritório

Comece o dia com um bom pequeno-almoço

Pode parecer que não está relacionado, mas a verdade é que está. Quando tomamos um bom pequeno-almoço, com tudo aquilo que necessitamos para começar bem o dia, temos menos tendência a comer demasiado durante o resto do dia e, principalmente, ao almoço. Ou seja, se tomar um pequeno almoço equilibrado e que lhe dê energia para enfrentar mais um dia, de escola ou de trabalho, está a poupar pois, umas horas mais tarde, iria pagar por uma refeição fora, inevitavelmente mais cara e calórica.

Torne-se um adepto da marmita

A preparação prévia de refeições pode ajudá-lo a conseguir, não só poupar nos almoços, como também ingerir alimentos mais saudáveis.

Toda a gente sabe que as marmitas estão na moda! Existem em diversos tamanhos, modelos e feitios por isso, se ainda não tem a sua, está na hora de a adquirir.

Se é daqueles que não gosta de comer sozinho, não lhe será difícil convencer colegas a aderir à marmita, conseguindo assim encontrar companhia para desfrutar dos seus almoços e lanches.

Inclua sopa e fruta nos seus almoços

Se procura poupar nos almoços ao mesmo tempo que cuida da sua saúde, deve dar preferência à sopa, bem como à fruta. A sopa é, na verdade, um dos alimentos mais ricos em nutrientes, sendo extremamente económica de preparar. Já a fruta, é ótima, tanto para acompanhar os seus lanches entre refeições, como para servir de sobremesa (Se, de vez em quando, lhe apetecer um docinho, também o pode preparar em casa. É mais económico!). 

Por dia, os especialistas recomendam o consumo de sopa antes das refeições. Já no que à fruta diz respeito, recomendam a ingestão de duas a três peças de fruta, por dia. Opte sempre pelos produtos da época, para além de mais baratos, são mais saudáveis. 

Beba água

Não só ao almoço, como durante todo o dia. Os especialistas aconselham que sejam ingeridos cerca de 1,5 a 2 litros de água, por dia. A ingestão regular de água, em pequenas quantidades, pode ajudar a reduzir o apetite, mas a verdade é que beber água é uma boa forma de poupar nos almoços, pois os refrigerantes e as bebidas alcoólicas são, normalmente, mais caras.

Lembre-se ainda que os refrigerantes e outras bebidas são desprovidas de nutrientes e ricos em açúcar, só prejudicando a sua saúde.

Reutilize os restos de comida

Uma ótima dica para poupar nos almoços de trabalho é aproveitar o que não comeu na refeição anterior. Por exemplo, se sobrar frango, poderá reutilizá-lo de muitas formas, como acrescentando numa quiche, numa salada, etc.

Aproveite as apps com descontos

Começando na Ubereats, e terminando no The Fork, é possível encontrar diariamente promoções e cupões de descontos em diversos restaurantes. Se num dia precisar de ir comer fora ao almoço, aproveite estas oportunidades. Peça um takeaway, pois fica mais em conta, e coma no trabalho. 

Faça compras semanais

Fazer compras semanais ajuda-o a poupar nos almoços de trabalho. É um dado provado que fazer compras aos poucos, sempre que se precisa, acaba por ficar mais caro. Faça as compras de uma só vez, num sítio só. A carteira agradece. Além disso, poupa no tempo nas idas constantes ao supermercado, bem como nas despesas de combustível ou outros.

Resista aos convite para almoçar fora com colegas

Por muito que seja aliciante ir almoçar a um sítio onde sabe que vai ter uma boa refeição, e em boa companhia, deve saber dizer não a esses convites, pois irá obrigá-lo a deitar o seu plano para poupar nos almoços de trabalho pela janela fora. Fale-lhes abertamente do seu plano de poupança nos almoços, talvez eles também adiram e passem a fazer-lhe companhia.

Aponte todos os seus gastos em almoços

Só vai saber o quanto conseguiu poupar quando vir, escrito preto no branco, o resultado do seu esforço em valores. Só é possível saber quanto poupou quando souber o que gastou, em comparação com meses anteriores. Faça esse esforço de anotar as despesas pelo menos no início, para ver com os próprios olhos a sua poupança a funcionar em pleno.

Veja também