ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Ekonomista
Ekonomista
30 Jun, 2021 - 09:12

Ainda não entregou o IRS? Prazo termina hoje!

Ekonomista

Tem até ao final do dia de hoje para entregar o IRS! Se estiver abrangido pelo IRS automático e não validar a declaração, a proposta provisória passa a definitiva.

Prazo de entrega do IRS está a terminar

O prazo para submeter a declaração anual de rendimentos termina hoje, dia 30 de junho.

De acordo com os dados mais recentes da Autoridade Tributária, já foram submetidas mais de 5.440.372 milhões de declarações. Apesar de não podermos fazer uma comparação linear é de ressalvar que, em 2020, foram submetidas, no total, 5.925.100 declarações.

É importante ainda destacar que os contribuintes abrangidos pelo IRS automático, nos quais se incluem este ano alguns trabalhadores independentes, viram a sua declaração pré-preenchida pela Autoridade Tributária. Ainda assim, cabe-lhes validar a declaração. No caso de não o fazerem, a proposta provisória passa a definitiva no final do prazo de entrega.

Quantos aos reembolsos do IRS, a Autoridade Tributária está a demorar, em média, cerca de 20 dias a devolver aos contribuintes o imposto que lhes é devido, número que, ainda assim, é inferior ao do ano passado. De qualquer forma, a AT tem até ao dia 31 de agosto para o fazer.

Se é um dos contribuintes que ainda não submeteu a declaração de rendimentos, faça-o até ao final do dia de hoje caso contrário arrisca-se a pagar uma coima. Diz o artigo 116º do RGIT (Regime Geral das Infrações Tributárias) quem entregar o IRS fora do prazo é punido com uma coima que varia entre os 150 e os 3.750 euros.

Ainda assim, importa frisar, há atenuantes que podem reduzir o valor das coimas, mas não deixa de ser dinheiro que lhe sai do bolso desnecessariamente.

como declarar irs 2021
Veja também Como preencher o IRS em 2021: siga o passo a passo
Veja também