Share the post "Proteger o bebé do calor é importante. Saiba como fazê-lo!"
A exposição solar tem inúmeros benefícios para bebés e crianças, no entanto, para usufruir das vantagens do sol é imprescindível adotar alguns cuidados. O verão chegou e nunca é de mais lembrar quais as melhores formas de proteger o bebé do calor.
A exposição ao sol tem muitos benefícios, nomeadamente a produção de vitamina D e a estimulação da produção de algumas hormonas responsáveis pela sensação de bem-estar. Contudo, a exposição solar direta deve ser evitada em bebés com menos de 12 meses de idade devido à sensibilidade da sua pele.
Isto não significa que o deu bebé deva ficar em casa até essa idade! As atividades no exterior são importantes e recomendadas, no entanto, deve pôr em prática medidas importantes para proteger o bebé do calor e da exposição solar direta.
Proteger bebé do calor: dicas essenciais
Os bebés constituem um grupo extremamente vulnerável às temperaturas muito elevadas, daí que os adultos responsáveis devem estar cientes da melhor forma de proteger o bebé do calor. Em situações de temperatura elevada deverão ser adotadas as seguintes medidas para proteger o bebé do calor:
1) Garantir que bebés e crianças bebem mais água do que habitual e fazem refeições leves e frescas;
2) Usar vestuário largo, leve e fresco;
3) Proporcionar ao bebé ambientes refrescantes;
4) Evitar ir para o exterior durante os períodos de calor. Evitar os passeios durante os picos de calor;
5) Não manter bebés e crianças dentro de carros estacionados;
6) Usar chapéu e óculos de sol com proteção UVA e UVB;
7) Usar protetor solar com um índice elevado. Até aos 2-3 anos, deve-se tentar escolher um protetor solar que não seja absorvido pela pele, de forma a evitar algum tipo de reação;
8) Evitar a exposição solar entre as 11h e as 17h.
Como atuar numa situação de calor extremo?
Proteger o bebé do calor extremo é vital. Se perante um golpe de calor o seu bebé manifesta sintomas como febre, cor anormal da pele, sonolência ou agitação fora do comum, sede intensa ou perturbação da consciência, deve de imediato:
1) colocar a criança numa divisão fresca, dar-lhe imediatamente e regularmente líquidos;
2) se estiver consciente, faça baixar a febre com um banho 1 ou 2 graus abaixo da temperatura do corpo;
3) consultar rapidamente o médico assistente. Se detetar perturbação da consciência, recusa ou impossibilidade de beber, cor anormal da pele, e febre elevada, recorra sem demora ao 112.
Veja também: