Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Graça
Ana Graça
10 Jul, 2018 - 11:25

Proteger o bebé do calor é importante. Saiba como fazê-lo!

Ana Graça

Chegou o verão e já sabe bem sair com o bebé à rua, mas a exposição ao sol e ao calor é uma preocupação. Saiba como proteger o bebé do calor.

Proteger o bebé do calor é importante. Saiba como fazê-lo!

A exposição solar tem inúmeros benefícios para bebés e crianças, no entanto, para usufruir das vantagens do sol é imprescindível adotar alguns cuidados. O verão chegou e nunca é de mais lembrar quais as melhores formas de proteger o bebé do calor.

A exposição ao sol tem muitos benefícios, nomeadamente a produção de vitamina D e a estimulação da produção de algumas hormonas responsáveis pela sensação de bem-estar. Contudo, a exposição solar direta deve ser evitada em bebés com menos de 12 meses de idade devido à sensibilidade da sua pele.

Isto não significa que o deu bebé deva ficar em casa até essa idade! As atividades no exterior são importantes e recomendadas, no entanto, deve pôr em prática medidas importantes para proteger o bebé do calor e da exposição solar direta.

Proteger bebé do calor: dicas essenciais

Os bebés constituem um grupo extremamente vulnerável às temperaturas muito elevadas, daí que os adultos responsáveis devem estar cientes da melhor forma de proteger o bebé do calor. Em situações de temperatura elevada deverão ser adotadas as seguintes medidas para proteger o bebé do calor:

1) Garantir que bebés e crianças bebem mais água do que habitual e fazem refeições leves e frescas;

2) Usar vestuário largo, leve e fresco;

3) Proporcionar ao bebé ambientes refrescantes;

4) Evitar ir para o exterior durante os períodos de calor. Evitar os passeios durante os picos de calor;

5) Não manter bebés e crianças dentro de carros estacionados;

6) Usar chapéu e óculos de sol com proteção UVA e UVB;

7) Usar protetor solar com um índice elevado. Até aos 2-3 anos, deve-se tentar escolher um protetor solar que não seja absorvido pela pele, de forma a evitar algum tipo de reação;

8) Evitar a exposição solar entre as 11h e as 17h.

Como atuar numa situação de calor extremo?

Proteger o bebé do calor extremo é vital. Se perante um golpe de calor o seu bebé manifesta sintomas como febre, cor anormal da pele, sonolência ou agitação fora do comum, sede intensa ou perturbação da consciência, deve de imediato:

1) colocar a criança numa divisão fresca, dar-lhe imediatamente e regularmente líquidos;

2) se estiver consciente, faça baixar a febre com um banho 1 ou 2 graus abaixo da temperatura do corpo;

3) consultar rapidamente o médico assistente. Se detetar perturbação da consciência, recusa ou impossibilidade de beber, cor anormal da pele, e febre elevada, recorra sem demora ao 112.

Veja também: