Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Graça
Ana Graça
26 Jun, 2018 - 10:51

Chegaram as primeiras idas à praia com o bebé e há cuidados a ter!

Ana Graça

Chegou o verão e as primeiras idas à praia com o bebé. É importante que se divirtam em família, sem esquecer a proteção e a segurança do seu bebé.

Chegaram as primeiras idas à praia com o bebé e há cuidados a ter!

O verão chegou, as férias estão mesmo à porta e com elas chegam também as primeiras idas à praia com o bebé. Sim, é verdade. As idas à praia com o bebé envolvem toda uma preparação logística de antemão e é natural que tenha receio que a experiência possa ser prejudicial ao seu bebé. Não tema! As primeiras vezes com um bebé pequenino são sempre desafiantes, mas desde que tenha os devidos cuidados tudo correrá bem!

Pode parecer um cliché, mas nas primeiras idas à praia com o bebé o essencial é ter bom senso e razoabilidade. Levar um bebé à praia antes dos 6 meses é um risco desaconselhável, devido à grande sensibilidade da pele do recém-nascido. Depois dos 6 meses, não deixe de levar o seu bebé à praia e divirtam-se muito em família, sempre com os devidos cuidados.

Nunca é demais lembrar os artigos essenciais, aqueles que não podem faltar nas primeiras idas à praia com o bebé: protetor solar, com proteção solar elevada e à prova de água; fato de banho com proteção anti-UV máxima; chapéu e óculos de sol; água; brinquedos; comida; tenda para o bebé; muita diversão; máquina fotográfica para registar a felicidade familiar.

9 cuidados a ter nas primeiras idas à praia com o bebé

Os bebés constituem um grupo muito vulnerável ao calor intenso, por isso, é importante que os pais ou outros adultos responsáveis conheçam os problemas inerentes às situações de calor e radiação ultravioleta intensas, bem como as medidas de prevenção que devem adotar.

Assim sendo, em situações de calor intenso, os pais devem garantir os seguintes cuidados:

1) Consultar sempre as previsões acerca do nível de radiação ultravioleta;

2) Garantir uma maior hidratação;

3) Assegurar que o bebé usa vestuário largo, leve e fresco;

4) Evitar a exposição direta da pele;

5) Proporcionar ambientes refrescantes (procurar sombras e locais frescos);

6) Evitar ir para a praia durante os períodos de calor (entre as 11h e as 17h);

7) Garantir que o bebé usa chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção UVA e UVB;

8) Aplicar protetor solar com um índice elevado antes de sair de casa e renová-lo de forma constante, sobretudo, após o banho ou transpiração;

9) Ter atenção especial em caso de nevoeiro ou vento.

Cuidados a ter nas primeiras idas à praia com o bebé

Em conclusão

Talvez tenha idealizado as primeiras idas à praia com o bebé de forma perfeita. Nem sempre é assim. O seu bebé pode não querer molhar os pezinhos na água do mar, pode não se entreter com os brinquedos e, imagine só, pode não ficar cansado da praia e querer animação toda a noite.

A palavra de ordem é descomplicar! Abrace as primeiras idas à praia com o bebé de mente aberta, e lembre-se que nas férias não há melhor do que romper com a rotina e ter muita diversão em família.

Dê tempo ao bebé para se ambientar aos novos contextos e se as primeiras vezes não correrem como idealizou, acredite que das próximas vezes irá correr muito melhor!

Veja também: